26/06/2017

Pastoral

Educadores realizam II Sopão da Solidariedade

Mais uma noite para ressignificar a vida, para desacomodar configurações cotidianas e ser grato à oportunidade de ter um novo olhar e uma nova ação para a missão que recebemos quando nos tornamos lassalistas. Nessa esfera de amor, entrega e gratidão, em 22 de junho, os educadores do Colégio La Salle realizaram a segunda edição do Sopão da Solidariedade.

Para o educador Emerson Lopes, “foi engrandecedor e gratificante preparar com zelo, carinho e amor um alimento que iria saciar, mesmo que momentaneamente, a fome de tantos irmãos que estão a mercê da sociedade. É tão pouco, frente a tantas possibilidades de ajuda que podemos realizar”.

"Momento grandioso! De promoção e renovação de vida! Estar lá, dispostos a ouvi-los e ajudá-los faz com que nós reflitamos que cada um ali tem uma história, um motivo, e que não devemos julgá-los e, sim, oferecer aquilo que nos alimenta: AMOR". Assim definiu a experiência a educadora Camila Bueno.

O Sopão da Solidariedade, incentivado pela Pastoral Escolar, tem como objetivo a distribuição mensal de sopa a moradores de rua, em locais alternados de Porto Alegre. Participam professores e funcionários de diferentes níveis de ensino e setores da Escola que se dividem entre o preparo e a entrega do alimento. A porção é acompanhada de pães, sucos e café.

Nessa segunda edição, as porções foram servidas em caixas de leite, doadas por familiares da Escola, e carinhosamente decoradas pelos alunos do 1º ao 5º ano/EF com palavras de incentivo e fé. As mensagens foram lidas e recebidas com muita alegria.

“A nossa visita nos transborda do Espirito Santo e nos torna anjos portadores da graça de Deus, principalmente para aqueles que mais precisam de alimento corporal (comida) e espiritual (uma palavra). Este olhar de carinho, amor e ternura reflete o brilho dos olhos de Deus”, completa Emerson.

O educador lembra que estamos no ano de Maria e fez uma analogia da ação solidária à passagem bíblica na qual uma visita oportuna torna-se uma benção de Deus, um encontro de gratuidades, uma graça que alimenta os corações: “Recordamos a visita de Maria a Isabel, que estava grávida. Maria disse uma única palavra e o Espirito Santo tomou conta do coração da prima Isabel. Ela começou a bendizer, louvar e agradecer a Deus. ‘Bendita és tú entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre’” (Lc 1,39-56).

Clique e veja fotos.