Ensino Fundamental

Ensino Fundamental

A percepção de si mesmo, de sua família e do mundo começa a ser construída pela criança nos Anos Iniciais deste nível de ensino. Por meio de situações desafiadoras, as habilidades e competências relacionadas à escrita, à leitura e ao pensamento lógico-matemático são desenvolvidas, promovendo a construção do conhecimento individual e coletivo.

Já os Anos Finais possuem como objetivo a formação de alunos com capacidade crítica, autônomos e responsáveis, que fundamentem a construção do saber por meio de vivências e reflexões. A aprendizagem acontece de maneira interativa, fundamentada na busca de soluções e na compreensão da realidade.
 
Horário de funcionamento:

Anos Iniciais (1º ao 5º ano)
Manhã: 7h30min às 12h
Tarde: 13h30min às 18h

Anos Finais (6º, 7º, 8º e 9º ano): 7h30min às 12h.

Somos La Salle São João

Principais Projetos Desenvolvidos

  • Festa do Caderno
    Fechar

    Festa do Caderno

    Celebra a transição do caderno sem linhas para o caderno pautado. Os estudantes recebem o primeiro caderno personalizado com fotos e mensagens em uma festa surpresa.

  • Universo Literário
    Fechar

    Universo Literário

    O projeto “Universo Literário” busca enriquecer o processo de aprendizagem estimulando a leitura e a produção textual e valorizando a criatividade e a imaginação na expressão oral e escrita dos alunos. Desenvolvido no 2º ano/EF. 

  • Meu lugar no mundo
    Fechar

    Meu lugar no mundo

    “Meu lugar no mundo” reúne o olhar dos alunos do 3º ano/EF frente ao papel que exercem na família, na escola, na cidade e no mundo. A mostra de conhecimentos tem como objetivo despertar uma reflexão sobre o homem como um ser completo e inevitavelmente social. 

  • Desbravando o RS
    Fechar

    Desbravando o RS

    Alunos do 4º ano/EF apresentam mostra de trabalhos sobre a formação étnica e cultural da identidade gaúcha. 

  • Mostra Cultural Brasileira
    Fechar

    Mostra Cultural Brasileira

    Alunos do 5º ano/EF apresentam mostra de trabalho com destaque para a contribuição histórica e cultural dos povos indígenas e africanos na composição étnica da população brasileira.

  • Saídas de Estudo
    Fechar

    Saídas de Estudo

    As Saídas de Estudo buscam o aprimoramento de conteúdos através da observação e investigação em situações reais. Além disso, qualificam o aprendizado e proporcionam vivências significativas estabelecendo relações com as diferentes áreas do conhecimento.
     

  • Intercâmbio Cultural
    Fechar

    Intercâmbio Cultural

    Possibilita ao aluno participar de programas internacionais de intercâmbio que proporcionam aprendizagem e aperfeiçoamento de outro idioma, além da troca de experiências com diferentes nacionalidades.

  • Jornadas de Formação
    Fechar

    Jornadas de Formação

    As Jornadas de Formação valorizam as relações humanas e o exercício da cidadania, do respeito e da solidariedade. Durante os encontros, as turmas participam de atividades de convivência que valorizam a integração e fortalecem o espírito de grupo. 

  • Iniciação Científica
    Fechar

    Iniciação Científica

    Oportuniza a vivência das etapas de construção do método científico acompanhada por um professor orientador que auxilia no desenvolvimento do trabalho investigativo.

  • Robótica Educacional
    Fechar

    Robótica Educacional

    Desenvolve competências cognitivas e socioemocionais por meio de desafios tecnológicos.

  • GincaSãoJoão
    Fechar

    GincaSãoJoão

    Gincana que envolve alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio em tarefas esportivas, culturais e solidárias, estimulando a amizade e motivando a integração e o trabalho coletivo.

  • Programa Bilíngue "We are La Salle"
    Fechar

    Programa Bilíngue "We are La Salle"

    Oportuniza ao estudante desenvolver habilidades linguísticas do idioma - ouvir, falar, ler e escrever. Por meio de uma carga horária ampliada, disposta dentro da grade curricular, possibilita a integração do estudo da língua inglesa com as demais áreas do conhecimento, de acordo com a faixa etária de cada estudante.