Educação Fundamental

Educação Fundamental

A percepção de si mesmo, de sua família e do mundo começa a ser construída pela criança nos Anos Iniciais deste nível de ensino. Por meio de situações desafiadoras, as habilidades e competências relacionadas à escrita, à leitura e ao pensamento lógico-matemático são desenvolvidas, promovendo a construção do conhecimento individual e coletivo.

Já os Anos Finais possuem como objetivo a formação de alunos com capacidade crítica, autônomos e responsáveis, que fundamentem a construção do saber por meio de vivências e reflexões. A aprendizagem acontece de maneira interativa, fundamentada na busca de soluções e na compreensão da realidade.
 
Horário de funcionamento:

Anos Iniciais (1º ao 5º ano)
Manhã: 7h30min às 12h
Tarde: 13h30min às 18h

Anos Finais (6º, 7º, 8º e 9º ano): 7h30min às 12h.

Somos La Salle São João

Principais Projetos Desenvolvidos

  • O rodopiar das gerações
    Fechar

    O rodopiar das gerações

    Espetáculo artístico que apresenta o conflito de gerações, os estilos musicais e o modismo dos jovens dos anos 60 até os dias atuais. Envolve estudo histórico, social e cultural das gerações. 

  • Festa do Caderno
    Fechar

    Festa do Caderno

    O início da fase escolar é marcado por muita expectativa, mas talvez nenhuma se compare à emoção de estrear o primeiro caderno. Por isso, o Colégio La Salle São João marca a transição do caderno sem linhas para o caderno com linhas com uma grande festa. Em uma noite especial, as professoras fazem a entrega do primeiro caderno aos alunos do 1º ano/EF. As surpresas começam quando eles encontram nas páginas do novo companheiro de aula as mensagens de carinho produzidas pelos familiares. 

  • Ler Faz Crescer
    Fechar

    Ler Faz Crescer

    O projeto “Ler Faz Crescer” é desenvolvido com os alunos do 2º ano/EF e busca enriquecer o processo de aprendizagem estimulando a leitura e a produção textual e valorizando a criatividade e a imaginação na expressão oral e escrita dos alunos. As atividades contam com a leitura de obras literárias, socialização de histórias com as famílias e em sala de aula e realização de outras atividades contemplado diferentes linguagens como teatro, desenho e música. 

  • Meu lugar no mundo
    Fechar

    Meu lugar no mundo

    “Meu lugar no mundo” reúne o olhar dos alunos do 3º ano/EF frente ao papel que exercem na família, na escola, na cidade e no mundo.

  • Epopeia Gaúcha
    Fechar

    Epopeia Gaúcha

    Espetáculo artístico apresentado pelos alunos do 4º ano/EF celebra a formação e a cultura do Rio Grande do Sul através de teatro, canto e dança.

  • Mostra Cultural Brasileira
    Fechar

    Mostra Cultural Brasileira

    Espetáculo artístico apresentado pelo 5º ano/EF é resultado de um projeto que busca aprofundar os conhecimentos sobre as cinco regiões do País e as origens dos elementos regionais que influenciam hábitos e costumes em cada localidade.

  • "Faça amigos. Nao faça Bullying"
    Fechar

    "Faça amigos. Nao faça Bullying"

    O projeto tem como objetivo desenvolver medidas educativas que contribuam para a reflexão, possibilitando a identificação de atitudes características de bullying e a atuação dos educadores de forma preventiva. A ideia é estimular uma convivência saudável entre colegas por meio da responsabilidade, do cuidado e do respeito ao próximo.

  • Saídas de Estudo
    Fechar

    Saídas de Estudo

    As Saídas de Estudo buscam o aprimoramento de conteúdos através da observação e investigação em situações reais. Além disso, qualificam o aprendizado e proporcionam vivências significativas estabelecendo relações com as diferentes áreas do conhecimento.
     

  • iPad na Sala de Aula
    Fechar

    iPad na Sala de Aula

    O projeto iPad na Sala de Aula tem como objetivo inserir o recurso tecnológico nas práticas pedagógicas a partir de aplicativos adequados às faixas etárias e que vão ao encontro dos conteudos programáticos trabalhados. É desenvolvido a partir de um laboratório móvel.

  • Intercâmbio Cultural
    Fechar

    Intercâmbio Cultural

    Os alunos participam de programas internacionais de intercâmbio que proporcionam aprendizagem e aperfeiçoamento de outro ididoma e troca de experiências com diferentes nacionalidades. 

  • Jornadas de Formação
    Fechar

    Jornadas de Formação

    As Jornadas de Formação valorizam as relações humanas e o exercício da cidadania, do respeito e da solidariedade. Durante os encontros, as turmas participam de atividades de convivência que valorizam a integração e fortalecem o espírito de grupo. 

  • Sabadão Pedagógico de Atualização (SPA)
    Fechar

    Sabadão Pedagógico de Atualização (SPA)

    Os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio participam do Sabadão Pedagógico de Atualização (SPA). Realizados uma vez ao mês, os sábados letivos buscam complementar a carga horária das séries.

  • Iniciação Científica
    Fechar

    Iniciação Científica

    O projeto de Iniciação Científica oportuniza aos alunos a vivência das etapas de construção do método científico. O trabalho é acompanhado por um professor orientador que auxilia os alunos no desenvolvimento da estrutura e do conteúdo do trabalho investigativo. 

  • Robótica Educacional
    Fechar

    Robótica Educacional

    O propósito das aulas de Robótica Educacional é desafiar os alunos a explorar ideias, levantar hipóteses, formular questões e encontrar soluções para os desafios tecnológicos. Utilizando os conjuntos da Lego Education, a proposta é voltada para o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais e habilidades essenciais para a vida.

  • Escola da Inteligência
    Fechar

    Escola da Inteligência

    A Escola da Inteligência é o maior programa em nível mundial no desenvolvimento da educação socioemocional. Implementa nas instituições de ensino uma cultura para o desenvolvimento da inteligência, da saúde emocional e da construção de relações saudáveis.

    Dentre os principais benefícios do Programa estão gerenciamento das emoções e desenvolvimento da inteligência, melhoria do rendimento escolar e do aprendizado, habilidades para construir relações saudáveis e administrar conflitos, postura empreendedora e criatividade, combate e prevenção ao bullying e às drogas e aumento da qualidade de vida.