Projetos Especiais

Confira algumas iniciativas desenvolvidas no Colégio La Salle São João que qualificam a busca pelo conhecimento e orientam os alunos na construção da identidade e na trajetória profissional.  

  • Saídas de Estudo
     

    As Saídas de Estudo buscam o aprimoramento de conteúdos através da observação e investigação em situações reais. Além disso, qualificam o aprendizado e proporcionam vivências significativas estabelecendo relações com as diferentes áreas do conhecimento.
     

  • iPad na Sala de Aula

    O projeto iPad na Sala de Aula tem como objetivo inserir o recurso tecnológico nas práticas pedagógicas a partir de aplicativos adequados às faixas etárias e que vão ao encontro dos conteudos programáticos trabalhados. É desenvolvido a partir de um laboratório móvel.

  • E-book "Se esse bairro fosse meu..."

    A partir do projeto "Bairros de Porto Alegre", os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental constroem um livro digital (e-book) com produções textuais e artísticas que sintetizam o aprendizado desenvolvido na série.

  • Intercâmbio Cultural

    Os alunos participam de programas internacionais de intercâmbio que proporcionam aprendizagem e aperfeiçoamento de outro ididoma e troca de experiências com diferentes nacionalidades. 

  • Empreendedorismo

    No Programa Miniempresa, desenvolvido em parceria com a Junior Achievement, os alunos do Ensino Médio participam de experiências práticas em economia e negócios desenvolvendo um produto a partir de conceitos de livre iniciativa, mercado, venda, produção e sustentabilidade.

  • Terceirão

    O Terceirão é um curso preparatório para ENEM e Vestibulares oferecido aos alunos da 3ª série do Ensino Médio no turno inverso ao curricular. Busca assegurar uma preparação qualificada em um ambiente seguro, oferecendo a revisão de conteúdos através de aulas dinâmicas e material didático próprio.

  • Jornadas de Formação

    As Jornadas de Formação valorizam as relações humanas e o exercício da cidadania, do respeito e da solidariedade. Durante os encontros, as turmas participam de atividades de convivência que valorizam a integração e fortalecem o espírito de grupo. 

     

     

  • Sabadão Pedagógico de Atualização

    Os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio participam do Sabadão Pedagógico de Atualização (SPA). Realizados uma vez ao mês, os sábados letivos buscam complementar a carga horária das séries.

  • Iniciação Científica

     

     

    O projeto de Iniciação Científica oportuniza aos alunos a vivência das etapas de construção do método científico. O trabalho é acompanhado por um professor orientador que auxilia os alunos no desenvolvimento da estrutura e do conteúdo do trabalho investigativo. 

  • Robótica Educacional

    O propósito das aulas de Robótica Educacional é desafiar os alunos a explorar ideias, levantar hipóteses, formular questões e encontrar soluções para os desafios tecnológicos. Utilizando os conjuntos da Lego Education, a proposta é voltada para o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais e habilidades essenciais para a vida.

  • Preparação TOEFL

    Os alunos do 5º ano/EF participam de momentos formativos de preparação para o TOEFL – o mais importante teste internacional de proficiência de língua inglesa. A formação é desenvolvida na Escola por docente capacitada pela ETS (maior organização privada de testes e certificações educacionais do mundo). O Colégio La Salle São João é um polo aplicador do TOEFL. 

  • Férias Legais do Turno Integral

    O Turno Integral do Colégio La Salle São João mantém ininterruptas as atividades durante as férias de verão e de inverno. Nesse período, os alunos participam de momentos lúdicos, artísticos e culturais e passeios que proporcionam vivências e aprendizados significativos. 

  • “Faça amigos, não faça Bullying”

    O projeto tem como objetivo desenvolver medidas educativas que contribuam para a reflexão, possibilitando a identificação de atitudes características de bullying e a atuação dos educadores de forma preventiva. A ideia é estimular uma convivência saudável entre colegas por meio da responsabilidade, do cuidado e do respeito ao próximo.

  • Escola da Inteligência

     

     

    A Escola da Inteligência é o maior programa em nível mundial no desenvolvimento da educação socioemocional. Implementa nas instituições de ensino uma cultura para o desenvolvimento da inteligência, da saúde emocional e da construção de relações saudáveis.

    Dentre os principais benefícios do Programa estão gerenciamento das emoções e desenvolvimento da inteligência, melhoria do rendimento escolar e do aprendizado, habilidades para construir relações saudáveis e administrar conflitos, postura empreendedora e criatividade, combate e prevenção ao bullying e às drogas e aumento da qualidade de vida.

     

  • Robótica Educacional

    O ZOOM Educação Tecnológica é um programa de robótica educacional voltado para o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais e habilidades essenciais para a vida. Utilizando os conjuntos da Lego Education, o programa busca contribuir para a formação dos alunos na compreensão de um mundo que apresenta questões cada vez mais focadas nos avanços tecnológicos.

    O propósito da robótica educacional é desafiar os alunos a explorar ideias, levantar hipóteses, formular questões e encontrar soluções para as situações-problema, avançando em seus conhecimentos e adquirindo habilidades que possibilitam trabalhar em equipe, planejar e executar projetos de trabalho.