28/02/2014

VACINA CONTRA HPV

VACINA HPV NAS ESCOLAS

Senhores Pais  e/ ou Responsáveis,

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização amplia o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente papilomavírus  humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS, para prevenção do câncer do colo do útero.

O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo o útero em todo o mundo e ambos subtipos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV.

Por intermédio das Secretarias de /saúde e de Educação do Distrito Federal, a partir de 10 de março de 2014 se iniciará a vacinação contra HPV para adolescentes de 9 a 13 anos de idade, nas escolas públicas e privadas e em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero deverão tomar três doses da vacina contra HPV no esquema recomendado abaixo:

·          1ª dose: 18 de março de 2014 (a aluna deverá trazer o cartão de vacinação);

·         2ª dose: a 2ª dose será administrada dois meses após a 1ª dose (a partir de 10 de maio);

·         3ª dose: a 3ª dose será administrada seis meses após  a 1ª dose (a partir de setembro);

A vacina contra HPV é gratuita.

A vacinação das adolescentes ocorre sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais e/ou responsáveis. No entanto, caso o pai e/ou responsável não autorize a vacinação da adolescente na escola, deverá encaminhar O “Termo de Recusa”, devidamente preenchido e assinado. Esse termo deverá ser solicitado na escola para ser preenchido, devidamente assinado e devolvido no dia da aplicação da vacina, ou seja, terça-feira dia 18 de março.

Atenciosamente,

Simone Ouriques/ SSE