20/03/2020

Mensagem da Direção

Estimadas Famílias Lassalistas,
Viva Jesus em nossos corações. Para sempre!

Estamos vivendo a maior crise sanitária da história recente de nosso país. A pandemia causada pelo Covid-19 – coronavirus – vem alterando de forma significativa a normalidade no Brasil e no mundo, trazendo prejuízos inestimáveis a todos os setores da economia e da vida.

Obviamente essas consequências afetam também as instituições educativas, da educação infantil ao ensino superior. Certamente todos já tomaram conhecimento do novo decreto do governo do Distrito Federal, mantendo a suspensão das aulas até o dia 5 de abril (Decreto 40.539, de 19 de março de 2020).

As famílias com filhos em idade escolar ficam divididas. Por um lado, é preciso respeitar as orientações das autoridades sanitárias, mantendo seus filhos em isolamento e na segurança do lar. Por outro, teme-se o prejuízo no processo de aprendizagem, com a suspensão tão prolongada das aulas.

O Colégio La Salle Sobradinho, a Rede La Salle e os demais colégios lassalistas do Distrito Federal estão trabalhando, juntamente com suas instituições parceiras (FTD, Google, Nuvem Mestra, Árvore do Livro, etc) para minimizar esse prejuízo e oferecer aos seus alunos diferentes atividades que possam suprir, mesmo parcialmente, as perdas educativas.

Dessa forma, já a partir da próxima semana, as famílias lassalistas receberão material, para que possam desenvolver atividades educativas domiciliares. Esse material está sendo elaborado em consonância com a Matriz Curricular para as Competências da Rede La Salle; com a BNCC e será compatível com cada faixa etária e etapa escolar.
Para a Educação Infantil e Fundamental I (até o 5º ano), serão encaminhados materiais pedagógicos, que poderão ser utilizados pelas crianças, com o apoio da família. O envio será através de e-mail, redes sociais e impresso, que ficará disponível na portaria externa do Colégio.

Já no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio, as atividades serão desenvolvidas na plataforma Google for Education, nas salas de aula (classroom) virtuais de cada professor e disciplina. Inicialmente serão consideradas atividades escolares domiciliares. Entretanto, caso aprovado pelo Conselho de Educação do Distrito Federal, tais atividades poderão se transformar em educação a distância, com aulas regulares. Todas as informações e orientações estarão disponíveis em nossas redes sociais e serão encaminhadas às famílias através de e-mail.

Como já dito, o objetivo é minimizar possíveis prejuízos educacionais e manter os estudantes motivados para o retorno à normalidade, além de proporcionar o envolvimento familiar no desenvolvimento escolar de seus filhos.

Pedimos às famílias lassalistas que cumpram as orientações das autoridades sanitárias. Exercitem a solidariedade; coloquem suas vidas nas mãos de Deus; orem uns pelos outros, especialmente por aqueles que são mais vulneráveis; confiem que esse período de dificuldades será superado e que poderemos, juntos, construir um novo tempo para todos.

O Colégio está fechado para atendimento presencial. Entretanto, a Direção está em plantão permanente e disponível para informações ou esclarecimentos de dúvidas. Para tanto, podem ligar para a escola – (61) 3387 8840, enviar comentários ou mensagens pelo Facebook - https://www.facebook.com/ColegioLaSalleSobradinho/ ou comunicar-se através do e-mail omero.borges@lasalle.org.br .

E, por favor, divulguem as presentes orientações e informações para outras famílias lassalistas de sua relação. É fundamental que todos tomem conhecimento das medidas tomadas.

“O Senhor é meu pastor e nada me falta. Ainda que eu passe pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, pois Tu estás comigo. ” Salmo 23

Equipe Diretiva – Colégio La Salle Sobradinho