13/11/2018

La Salle: Aqui Eu Sei Que Aprendo

O Colégio La Salle Sobradinho vem aprimorando constantemente sua proposta pedagógica, com o intuito de alcançar uma educação de excelência, conforme expresso na Visão e Missão da Rede La Salle Brasil - Chile.

Várias iniciativas têm sido tomadas nesse sentido, que abarcam desde a oferta de diferentes simulados para os estudantes até a realização de aulas especiais, projetos de aprendizado, formação de grupos de estudo, seminários, "aulões" preparatórios para o ENEM e para o PAS/UnB, uso de tecnologia aplicado à educação. Confirmando as conclusões das melhores pesquisas em educação, que afirmam que o acompanhamento parental é essencial para um bom desempenho escolar, nesse ano de 2018 foi criada a Escola da Família, que já ofereceu duas aulas aos pais e mães interessados e deverá ter continuidade no próximo ano.

Os professores têm dedicado horas para reuniões de estudos e planejamento, todas as quartas-feiras, além de um grupo significativo estar dando continuidade à sua formação através de cursos de pós-graduação na Unilasalle - Universidade La Salle. Todo esse esforço redunda na qualificação das aulas e do processo de ensino-aprendizado de nossos estudantes.

Além disso, o Colégio conta hoje com uma assessoria educacional especializada, através de profissional contratado pela Rede La Salle, que auxilia na elaboração dos instrumentos avaliativos e na análise dos resultados alcançados pelos estudantes e na avaliação das metodologias utilizadas pelos professores. O Prof. Me. Cristiano Prattes acompanha de perto todas as atividades educativas da escola, auxiliando na melhoria dos processos.

Também a parceria com a Editora FTD tem trazido resultados consistentes nas avaliações externas feitas por nossos alunos. Cada simulado é analisado detalhadamente, aluno por aluno, permitindo assim evidenciar as habilidades e competências que os estudantes necessitam desenvolver. Um exemplo dessa prática aconteceu no último mês de outubro, quando a Supervisora Educativa do Colégio, Profª Simone Ouriques se encontrou com a representante da FTD- Educação/SP, Profª Fabiana Almeida, para analisar os resultados dos simulados e mapear fortalezas e fraquezas dos alunos. O objetivo dessa reunião foi determinar as estratégias que possam ajudar os alunos a aumentar o seu índice de proficiência.

Essa ênfase na busca pela excelência educativa já podem ser percebidos nos resultados alcançados por nossos estudantes já nesse ano de 2018, que demonstram um grande crescimento nas áreas de Matemática e Ciências da Natureza, permitindo que até mesmo alunos que ainda cursam o Ensino Médio sejam aprovados em processos seletivos da UnB, como aconteceu no mês de julho.

Com essas iniciativas, o slogan que afirma "aqui eu sei que aprendo" torna-se cada vez mais uma realidade para os estudantes lassalistas!