08/05/2018

Educação Nacional

Conhecimento em Espiral: um Novo Jeito de Aprender

A Rede La Salle implantou, neste ano de 2018, sua nova proposta pedagógica, denominada “Matriz Curricular para as Competências”. Trata-se do documento norteador de todas as atividades educativas da instituição, alinhado à nova BNCC – Base Nacional Comum Curricular e que tem como ênfases os Conhecimentos, as Habilidades, as Atitudes, os Valores e a Espiritualidade. Uma das características desta nova maneira de ver a educação são as interfaces entre as diferentes áreas do conhecimento e disciplinas. Outro conceito importante é o conhecimento em “espiral”, que demonstra para os estudantes que os saberes adquiridos na vida escolar não são descartáveis ou consumíveis, mas que, em diferentes etapas do aprendizado, eles devem ser trazidos à memória, ajudando na resolução de novos desafios.

No último sábado, dia 05 de maio, o Colégio La Salle Sobradinho realizou a primeira aula do Projeto “Uma Viagem em Espiral nos Dias de Hoje”, envolvendo alunos (e professores) do 9º ano do Ensino Fundamental e 2ªs e 3ªs séries do Ensino Médio.  A partir da correção coletiva das provas do Simulado Lassalista, ocorrido no dia 14 de março, foi possível demonstrar aos estudantes que, muito mais que uma simples retomada de conteúdos e conhecimentos, o saber não se constrói de forma estanque e separada em “caixinhas de conhecimento”.  Em um mesmo espaço, professores de diferentes disciplinas, interligadas por áreas de conhecimento, foram muito além de uma simples correção de uma prova de simulado. Fizeram com que os alunos percebessem que todos os conteúdos trabalhados nas séries anteriores são de fundamental importância para a construção de um saber total.

A dinâmica entre os alunos e professores se estabeleceu a partir de debates e trocas de conhecimentos sobre conteúdos e resoluções das questões do Simulado da Rede La Salle, trabalhando ponto a ponto todos os itens referentes às questões propostas. O grande ganho, além dos conhecimentos adquiridos, foi a preparação para as provas do PAS UnB e para o ENEM.

Na foto, alguns dos professores envolvidos no projeto.

La Salle Sobradinho: valores que unem, ideias que transformam!