05/08/2013

Ir. Valério Menegat falece

Com muito pesar, a Província La Salle Brasil-Chile/Rede La Salle comunica o falecimento do Irmão VALÉRIO MENEGAT, integrante desta Congregação Religiosa, ocorrido às 00:20 do dia 03 de agosto de 2013, no Hospital Divina Providência, em Porto Alegre-RS, após 8 meses de internação em decorrência de complicações resultantes de um traumatismo craniano por causa do acidente sofrido em dezembro de 2012, em Brasília-DF.

O corpo do Irmão Valério foi velado na capela 09 do Cemitério Parque Jardim São Vicente, em Canoas-RS, neste sábado, e o sepultamento
ocorreu às 17 horas, precedido pela missa de corpo presente, às 16 horas, na Capela Ecumênica do mesmo cemitério.

O Irmão Valério iniciou sua vida lassalista aos 13 anos  de idade, ingressando no Juvenato, em Carazinho-RS, no dia 21 de fevereiro de 1953. Foi postulante em Flores da Cunha, de  dezembro de 1957 a fevereiro de 1958, onde também realizou o Noviciado, e adotou  o nome de Irmão Valério Ladislau. É muito pouco conhecido por esse nome: seu nome sempre foi só Irmão Valério. Emitiu seus Votos de final do Noviciado em fevereiro de 1959,  quando iniciou o Escolasticado,  em Canoas, cursando os 3 anos de Curso Científico e Escola Normal. Emitiu os votos perpétuos em 16 de janeiro de 1964, em Canoas.

Qualificou-se academicamente para o magistério cursando a disciplina de Química (Licenciatura Plena).  Sua vida ativa profissional, como ministério de Irmão das Escolas Cristãs se concretizou principalmente nas funções de Direção. Teve a  oportunidade de ser Professor durante um tempo muito reduzido. Exerceu as funções de Vice-diretor, de Diretor, de Provincial  durante três anos (1978 a 1980) e,  posteriormente, a de Ecônomo e de Procurador da antiga Província La Salle Brasil-Chile de Porto Alegre.

Por Portaria do Arcebispado de Porto Alegre, de 16 de outubro de 2003, foi nomeado  Diretor geral da Fundação Diocesana “O PÃO DOS POBRES DE SANTO ANTÔNIO, onde assumiu uma série de obras de manutenção e reformas do prédio. Zelou para dar uma nova aparência ao prédio já mais que centenário, da propriedade da Mitra Arquidiocesana, durante mais de 100 anos, lar de milhares de órfãos e de meninos abandonados. Recebeu premiações do Poder Público como Educador de reconhecidos méritos especialmente quando exerceu a tarefa de Diretor do Pão dos Pobres.

Irmão Valério, descanse agora em paz, nos braços de Deus e de Maria Santíssima que você tantas vezes citou em suas palestras, e levou dentro do coração.