12/12/2013

Vida Religiosa

Reflexão com Presépio feito de Pão

La Salle Hipólito Leite é Belém!
Pelos caminhos do advento La Salle Hipólito Leite já vai esperançosamente cantando:
“Natal é Cristo nasce,
Natal é Cristo que vem,
NÓS SOMOS O SEU PRESÉPIO,
E A NOSSA ESCOLA É BELÉM”.
Estamos preparando a nossa vida escolar para acolher o Guri de Belém que humildemente nasceu numa gruta e foi posto num coxo entre os animais.
Recordamos a sua humanidade humilde e a simplicidade de sua encarnação em ser um-a-mais-na-ecologia-da-vida.
Ele sendo grande se fez pequeno, sendo Deus se fez homem, sendo forte se fez fraco, sendo criador se fez criatura, sendo eterno se fez temporal, sendo o autor do trigo se fez pão.
Belém, Bêt-lehem, literalmente a “casa do pão”. Nossa Escola é Belém. Nossa Escola é a casa do pão! Natal é tempo de partilhar a vida como quem partilha o pão!
O pão da vida partilhada, da solidariedade para com o necessitado, o pão do saber que nutre nosso intelecto e nos faz transbordar de emoção;
Exalar o bom odor do conhecimento: esse pão quentinho que nunca envelhece e jamais esfria;
Partilhar a poesia da vida manifesta nas coisas mais simples do dia-a-dia, as partilhas do cotidiano: um sorriso alegre, um abraço afetuoso, um olhar de ternura, um gesto simples carregado de amorosidade... Pequenas fatias que nutrem a nossa caminhada rumo aquela Gruta de Belém, rumo à Casa do Pão.
No presépio cavado no pão, junto ao Menino que é o “Pão da vida”, marcamos nossa presença na forma de pequenas figuras humanas diversas: homens e mulheres, magros e gordos, altos e baixos, brancos e negros... Verdadeira diversidade de temperos que só tornam este pão ainda melhor.
Cada um de nós é, junto de Maria, José, pastores, magos, animais, estrela, também um personagem do presépio de Jesus na Casa do Pão. Ser-um-com-Jesus em seu presépio ecológico significa, concretamente, tornar-se como Ele, fazer-se pão gerador da vida em abundância.
Que o presépio nutra a nossa disposição em estamparmos a encarnação Dele através de nossas vidas!