Sua função principal é planejar, organizar, executar e monitorar as atividades de recepção e telefonia da Instituição.
A Supervisão Educativa da Escola La Salle Pelotas tem como objetivo gerenciar os processos educativos da instituição, em consonância com a Legislação Vigente, o Regimento Escolar, o Projeto Pedagógico e os Fundamentos e Princípios Lassalistas, planejando, assessorando e avaliando os mesmos.
Tem como principal função planejar, organizar, supervisionar e acompanhar a ação pedagógica do corpo docente e auxiliares pedagógicos. Preza por acolher, atender e orientar com eficiência e eficácia pais, alunos e professores do Colégio.
Como lassalistas, comprometidos com a causa da educação, acreditamos numa educação que tem suas atenções voltadas primeiramente para a pessoa humana, à qual procura formar integralmente. Nessa perspectiva, o SCT (Serviço de Coordenação de Turno) tem como objetivos principais proporcionar um ambiente favorável para que as atividades técnico-pedagógicas aconteçam num clima de seriedade e de nível elevado, bem como, interagir na relação entre escola, família e aluno, além de coordenar a execução das diversas atividades da escola.
Tem como função atender às necessidades da Comunidade Educativa e organizar, executar e monitorar a configuração, registro e expedição de documentos escolares.
São competências da Secretaria:
- Expedição de documentos escolares: atestados, declarações, históricos e boletins;
- Expedição de documentos legais;
- Expedição de relatórios: lista de turmas, diários de classe e atas de resultados finais;
- Atualização periódica de dados dos alunos e responsáveis;
- Montagem do arquivo ativo e passivo de alunos;
- Execução e agilização de procedimentos de matrícula e rematrícula.
Os alunos com problemas de aprendizagem são encaminhados ao S.O.E. (Serviço de Orientação Educacional), para orientação e verificação das possíveis causas, trabalhando para a superação das dificuldades, contando sempre com o apoio dos pais e professores. O S.O.E. também oferece o Serviço de Orientação Profissional que, além de orientações específicas e testes vocacionais.
O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008). O ensino oferecido no atendimento educacional especializado é necessariamente diferente do ensino escolar e não pode caracterizar-se como um espaço de reforço escolar ou complementação das atividades escolares.
O serviço de Assistência Social tem como função contribuir para a inclusão dos educandos por meio de concessão de bolsas de estudo, através de Editais e Carta de renovação, com base na legislação vigente. Além de isso, procura:
- Acompanhar junto com o Setor Pedagógico o desempenho dos alunos bolsistas e intervenção junto às famílias;
- Realizar visitas domiciliares às famílias de alunos bolsistas;
- Coordenar e projetar atividades para o “Grupo de Convivência da Terceira Idade La Salle São Carlos”.
A Pastoral da Escola La Salle Pelotas procura cultivar uma prática de valores ético-cristãos, sendo portadores de alegria e esperança, contribuindo na construção de outro mundo possível, com a vivência da solidariedade, “irradiando um jeito próprio de ser, de viver e de fazer educação, inspirado e fundamentado na Pedagogia de Jesus Cristo, ao estilo de São João Batista de La Salle” (Princípio teológico-pastoral 31).
O Marketing Educativo pode ser definido como um processo de investigação das necessidades da sociedade no intuito de desenvolver serviços de educação eficientes e de sucesso. Estes serviços prestados pelas escolas precisam agregar valor ao processo educativo sem perder de vista a ética envolvida nas ações de educação. Por isso, o Pessoal de Comunicação e Marketing Educativo da escola tem como funções:
- Gerenciar todo o conteúdo e fluxo de informação referente ao Site Institucional da Escola e em mídias sociais;
- Gerenciar a comunicação interna entre equipes e setores.
- Promover a proposta de valor da escola.
- Fortalecer o sentimento de pertencimento dos alunos, pais e funcionários.
A Tecnologia da Informação (TI) é um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações. O Pessoal de TI tem como funções:
- Instalar, atualizar e manter os equipamentos tecnológicos (computadores, impressoras, projetores e outros);
- Monitorar as redes e sistemas;
- Dar suporte aos usuários de Informática (administrativos, professores, coordenação e direção);
- Assessorar e dar manutenção as redes elétricas, telefônicas, de dados e monitorizar as câmeras.
As utilidades e os benefícios no desenvolvimento de diversas habilidades fazem do computador, hoje, um importante recurso pedagógico. Com a informática é possível realizar variadas ações, como se comunicar, fazer pesquisas, redigir textos, criar desenhos, efetuar cálculos e simular fenômenos. Assim, o Pessoal de Informática Educativa procura promover na escola a busca do conhecimento, desenvolvendo o hábito de investigação, do espírito crítico e soluções mediante o uso das novas tecnologias.