Extraclasse

Conheça as atividades Extraclasse disponibilizadas aos estudantes do La Salle Pelotas.

  • Dança

    A dança enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento. A dança, em sentido geral, caracteriza-se pela arte de mover o corpo e assume papel fundamental nos dias de hoje, enquanto forma de expressão torna-se praticamente indispensável para vivermos presentes, críticos e participantes em sociedade.

    Responsável: Professora Juliana Coelho.

  • Escolinha de Futsal

    O futsal busca desenvolver através de uma formação adequada as capacidades técnicas e táticas, onde o aluno desenvolverá suas capacidades cognitivas de percepção, antecipação e tomada de decisões. A aprendizagem psicomotora é à base do processo da formação.

    Através de movimentos básicos como correr, saltar e rolar vai desenvolver-se de modo que aprenda a fazer os gestos técnicos. O equilíbrio, ritmo, coordenação e noções de espaço e tempo são primordiais para o aprendizado técnico individual do futsal.

    Responsável:

  • Música

    A música é uma parte importante da nossa manifestação cultural e capacidade de expressar um talento ou uma habilidade que é natural em muitas pessoas. Quando estimulada desde cedo, ela pode ter um papel importante na educação infantil e em todas as etapas de desenvolvimento do aluno. Além de trabalhar características psicomotoras — quando o trabalho é feito com instrumentos —, cognitivas e linguísticas, ela também tem um papel essencial no desenvolvimento socioafetivo da criança, sem contar na capacidade de auxiliá-la a desenvolver a criatividade, a sensibilidade, o ritmo, a imaginação, a concentração, memória e, principalmente, o prazer de escutar música.

    Responsável: 

  • Judô

    Jigoro Kano, fundador do judô, teve como objetivo criar uma arte que não necessitasse de força para ser executada e que pudesse servir como defesa pessoal. Procurou criar a arte baseando-se nas leis da dinâmica, ação e reação.

    O judô trabalha com conteúdos que abordam muitas dimensões quanto a conceitos, procedimentos e atitudes, pois não basta ensinar somente a técnica, mas também habilidades, atitudes, normas e valores, aspectos muito importante na formação de futuros cidadãos.

    Responsável: 

  • Capoeira

    A Capoeira é, hoje, um instrumento educacional, oferece uma gama de atividades e conteúdos que podem ser trabalhados em parceria com o professor de sala de aula. Ela é muito próxima de disciplinas como: Educação Física, História, Português, Geografia, Artes.

    Até disciplinas como Matemática e Ciências da Natureza também podem ser trabalhadas. Para tanto, é necessário que o mestre de capoeira também planeje suas aulas, de preferência com o corpo docente para que o trabalho escolar possa atingir melhores níveis.

    Responsável: