03/05/2016

Integração entre as CELs

No dia 22 de abril de 2016, os alunos e ex-alunos dos dois Grupos de Jovens da Escola La Salle Esmeralda participaram do Encontro da Semana da Cidadania no Colégio La Salle Niterói, cujo objetivo foi a integração entre as CELs. O Evento teve seu eixo gerador a partir dos temas: Terra, Teto e Trabalho, que as Pastorais da Juventude do Brasil colocam na ciranda das discussões a ser feitas.

Na encíclica “LaudatoSí'”, o Papa Francisco nos diz que “A ecologia humana é inseparável da noção de bem comum, princípio este que desempenha um papel central e unificador na ética social” (LS, 156). Mais adiante ele continua, “O bem comum pressupõe o respeito pela pessoa, segurança social e o desenvolvimento dos vários grupos. Estabilidade e a segurança de uma certa ordem, não se realizam sem atenção particular à justiça distributiva, cuja violação gera sempre violência [...].”

Partilhar e democratizar o acesso a terra, ao teto e ao trabalho, são os três T's que perpassam a construção da dignidade da pessoa humana, da justiça social e dos sinais do Reino.  São formas que podemos abordar o “Bem Comum”, pois perpassam a construção da cidadania.

Além de participarem com suas ideias e pensamentos sobre os temas apresentados, os Jovens tiveram também a oportunidade de conhecer a Comunidade Religiosa dos Irmãos situada no bairro Niterói.