20/09/2015

Semana Farroupilha 2015

Nos festejos Farroupilhas a Escola La Salle Esmeralda reuniu um grupo de 270 pessoas, entre alunos, professores e funcionários que esteve visitando o Acampamento Farroupilha de 2015.

O tema deste ano foi o Campeirismo Gaúcho, sua importância social e cultural, o que motivou o grupo organizador dos festejos escolares a levar os alunos ao Centro Campeiro da Capital Rio-grandense – Porto Alegre a assistirem apresentações organizadas pelo SESC-RS.

A Ciranda Escolar teve em suas programações peças teatrais e musicais: Casos do Romualdo, Lendas ao Pé da Fogueira e Piá Farroupilha; além de poderem apreciar as apresentações culturais e danças tradicionalistas.

Ao longo deste projeto percebemos que os alunos envolveram-se bastante nas questões ligadas à cultura tradicionalista gaúcha, trazendo materiais e relatos de histórias vivenciadas por eles e seus familiares. Nossos professores também se mostraram sempre disponíveis em colaborar e afirmam que este foi um trabalho com resultados bastante significativos, pois os estudantes vivenciaram aspectos do tradicionalismo, mobilizando os vários segmentos da Escola e também os familiares.

O encerramento dos festejos foi com uma apresentação, na área coberta da Escola, do Grupo de Danças formada pelos próprios alunos.

Comemoramos os 180 anos da Revolução mostrando a esta nova geração que a tradição gaúcha deve ser valorizada. Mais do que manter a Chama Crioula acesa, precisamos manter em nossos corações a chama sagrada do orgulho campeiro. Passamos por uma vivência transformadora, com o objetivo de educar o hoje e o amanhã.

Agradecemos a participação e colaboração de toda comunidade escolar.

Equipe: Professoras Bárbara Back, Carla Leite, Milka Machado e Priscila Farias.