23/06/2015

Peça de abertura da 1ª Feira do Livro

Abriram-se as cortinas do teatro e da literatura no La Salle Esmeralda. No dia 23 de junho de 2015, foi aberta a I Feira do Livro da Escola. Para oficializar o início da Feira, foi realizada a apresentação da peça O Roubo de Ogum, adaptação do capítulo – também intitulado “O Roubo de Ogum” – da obra Capitães de Areia do escritor baiano Jorge Amado.

Segundo o Professor de Educação Artística, Alexandre Barros, “A idéia foi aproximar o grupo de teatro da escola com as temáticas literárias da Feira do Livro. Além disso foi a peça de estréia do grupo que iniciou as suas atividades ao final do mês de março e início do mês de abril. Essa combinação de novidades alimenta a imaginação dos estudantes e colabora para o processo de ensino-aprendizagem.”

Um pouco por querer, um pouco sem querer, a escolha começou a partir da visualização dos trabalhos de primeiro trimestre do sétimo anos, onde construíram mosaicos em painéis, dípticos e trípticos. Dois painéis retratavam São Jorge, assim a associação da professora Carla Leite – responsável pela Feira do Livro – com a obra Capitães de Areia fez o professor do grupo de teatro, Alexandre Barros aceitar a proposta e encaminhar o projeto.

Foram dois meses de ensaios, sendo a regularidade de uma vez por semana, totalizando oito ensaios para a apresentação. Um tempo curto se considerarmos a inexperiência do grupo e o pouco tempo de existência. Mas os alunos se empenharam no projeto e ao final foram muito felizes em apresentar pela manhã e pela tarde. Ainda mais parabéns aos alunos se analisarmos que a apresentação da manhã foi para o próprio turno onde os mesmos têm aula.

A primeira apresentação para os colegas de turma e à tarde para os colegas do primeiro ao quinto ano do fundamental. O grupo se reunirá para organização de novo trabalho entre o final do segundo, início do terceiro trimestre. Três projetos serão analisados para a escolha. Boa sorte nesta caminhada e bênçãos aos trabalhos da Feira do Livro que prossegue entre os dias 24, 25 e 26 de junho.