21/08/2015

Alunos apresentam projeto na Câmara de Vereadores

Na última quinta-feira, 20/08, um grupo de alunas do La Salle Canoas  apresentou um projeto sobre reciclagem de bitucas de cigarro para o presidente da Câmara Municipal de Canoas, Paulo Ritter.

Na ocasião, as estudantes explicaram sobre o descarte inadequado destes resíduos pelas ruas da cidade, o que causa danos ambientais como contaminação da água, do solo e dos lençóis freáticos. De acordo com o grupo, a falta de consciência da população em relação a este ponto agrava ainda mais o cenário ambiental.

O trabalho, que foi desenvolvido pelas alunas Fernanda Garcia, Marina Gonçalves, Fernanda Mattos, Manuela Guimarães e Mariana Trevisol para a Exposição do Colégio La Salle Canoas – Expocol, ganhou incentivo das professoras de física e química, Cláudia Quintana e Débora Perônio para que fosse apresentado não somente na escola, mas também para a Prefeitura de Canoas.

A proposta das alunas é criar um “Coletor de bitucas”, que também é construído a partir de materiais recicláveis como gabinetes de computadores, e distribuí-lo em vários pontos da cidade, como nas paradas de ônibus, hospitais e prédios públicos. O coletor reciclável será uma maneira de combater a poluição das ruas, através do descarte consciente e será utilizado como ferramenta no processo da educação ambiental.

Outra vantagem da coleta destes resíduos é a possibilidade de reciclá-los e transformá-los em outros materiais. Segundo as estudantes já existem empresas que tem o propósito de transformar todas as bitucas de cigarro recolhidas a partir do coletor em novos sólidos, como plástico, por exemplo, reciclando e tornando esses micro-resíduos, considerados como lixo, em produtos úteis.