26/03/2015

Meningite viral – Cuidados

Prezados Pais ou Responsáveis:

Meningite viral – cuidados que devemos ter

Ontem a tarde fizemos contato com a Vigilância Sanitária para recebermos orientações referente a prevenção para meningite viral, uma vez que foram diagnosticados dois casos em uma escola particular de Canoas.

A Dra Denise Magalhães informou que os casos identificados em Canoas são de meningite viral e não bacteriana. Para a meningite viral não há vacina a ser feita, mas podemos prevenir mantendo os mesmos cuidados que devemos ter com a Influenza H1N1. Seguem algumas orientações importantes:

- Os pais devem revisar a carteira de vacinação dos filhos, para verificar se não tem vacinas atrasadas.

- Redobrar os cuidados com a higiene das mãos.

- Na escola estamos disponibilizando álcool gel em todas as salas de aula, além dos que já temos nos corredores.

- As salas de aulas serão mantidas com ventilação para que aconteça a troca do ar, assim não estaremos ligando o ar condicionado e manteremos portas e janelas abertas.

- É importante que os pais também orientem seus filhos para que não compartilhem alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. As professoras também estarão orientando na escola.

- Os bebedouros estarão abertos apenas para encher as garrafinhas de água e não mais para uso direto; por isso, orientamos que os alunos tragam sua garrafinha para a escola, inclusive os alunos da educação infantil.

IMPORTANTE: os sintomas da meningite viral são: febre, dor de cabeça, dor na nuca, irritabilidade e até falta de apetite. Caso apresente alguns destes sintomas procure um médico e não venha para a escola doente.

Atenciosamente,

Direção