29/09/2014

Alunos do EM assistem palestra sobre o ENEM

Nos dias 08 e 09 de novembro de 2014 acontecerá mais uma edição do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, que avalia o desempenho acadêmico dos estudantes na conclusão escolar.
Para incentivar e auxiliar os alunos que estão se preparando para este exame, no dia 17/09 o La Salle Canoas promoveu para as 2ª e 3ª séries do Ensino Médio um encontro com o Professor Valther Maestro, que atua como palestrante da Editora FTD e é Diretor de criação e Desenvolvimento de Projetos da MAE-Maestro Assessoria Educacional.
O Tema da palestra foi: Na Era do Conhecimento a Atuação dos Estudantes do Século XXI – desafios e perspectivas para as escolhas profissionais e o ENEM.

De acordo com Valther, que é educador há mais de 27 anos, estamos passando por uma fase de transição na educação brasileira, tendo em vista o fim gradativo dos vestibulares tradicionais que mensuram uma série de conteúdos que os estudantes teriam que aprender nas escolas e que muitas vezes não eram significativos para as suas vidas. “O novo ENEM, busca contextualizar o ensino, possibilitando que aquilo que é ensinado-aprendido na escola faça parte do cotidiano.”

Para o professor, esta nova fase busca um estudante capaz de ler, interpretar, emitir opiniões e propor mudanças na sociedade. “O novo ENEM, possui um parâmetro pautado em 120 habilidades e 30 competências, que os estudantes devem vivenciar em sua vida escolar nas 4 áreas do conhecimento”, explica.

Durante o encontro os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o tema e receberam várias dicas do profissional.

O objetivo da realização da palestra foi ampliar a capacidade de reflexão dos estudantes e professores sobre o tema e incentivar a ideia de deixar para trás aquela história de “decoreba” e fazer com que o estudante pense em soluções práticas para problemas do cotidiano.

Neste sábado, 27/09, os alunos do Ensino Médio do La Salle Canoas realizaram mais um simulado para as provas do ENEM, atividade parte do Programa PAE - Programa aplicado ao ENEM, voltado para alunos das 3ª séries do EM.