06/02/2023

Conheça a Reflexão Lassalista nº 8

O Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, sede mundial da Rede La Salle em Roma, na Itália, tornou pública a Reflexão Lassalista nº 8, que, este ano, tem como tema central “DNA Lassalista: o que nos impulsiona a servir”. Assim como nos anos anteriores, o documento irá direcionar os momentos de reflexão nas comunidades educativas e entre os lassalistas de todo o mundo.

A Reflexão nº 8 propõe aprofundar o reconhecimento dos elementos comuns que definem a essência, a identidade e o carisma lassalista, convidando todos a pensar sobre algumas perguntas como: O que é ser lassalista hoje? Quem sou eu como lassalista? Que elementos caracterizam a missão lassalista?

A busca por respostas trará diferentes olhares para a missão educativa da Rede La Salle e oportunizará uma reflexão sobre o que a identidade lassalista tem a oferecer à comunidade e sobre a contribuição dos lassalistas para a construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário.

A ideia é que a Reflexão Lassalista nº 8 seja um documento colaborativo, complementado ao longo do ano com o testemunho de lassalistas de todo os cantos sobre o tema. Assim, as instituições de ensino da Rede La Salle espalhadas pelo mundo poderão enriquecer esta Reflexão com outros elementos, valores ou ações de identidade próprios da sua realidade atual, histórias e tradições.

Dessa forma, se abrirá a oportunidade de incentivar a conversa local, regional e internacional sobre quem somos como instituição e quem somos como indivíduos, herdeiros e protagonistas do carisma lassalista, a partir do legado deixado por São João Batista de La Salle.