25/08/2021

Lançado o projeto Eduemprèn 2021

Foi lançado, nesta quarta-feira (25/08), o Eduemprèn 2021. Ao total, 32 equipes inscreveram-se, representando 11 Comunidades Educativas de cinco estados brasileiros e o Distrito Federal. No La Salle Canoas teremos 03 equipes concorrentes

A abertura do evento, que foi realizado de forma virtual, contou com a participação do Presidente Executivo da La Salle Technova Barcelona (berço do projeto), Professor Josep Piqué, que destacou a importância do Eduemprèn como um estímulo à cidadania: “É um fantástico mecanismo que temos de sair da aula e nos comprometermos com o nosso entorno. Como, localmente, podemos desenvolver soluções que vão impactar globalmente. O Eduemprèn é um mecanismo para formar pessoas comprometidas e alunos que vão ser melhores profissionais."

Já o Diretor de Missão da Província La Salle Brasil-Chile, Irmão Jorge Alexandre Bieluczyk, destacou que os desafios impostos pela pandemia podem provocar, também, a criatividade: “Vamos buscar soluções para que, de fato, a gente possa emplacar novas alternativas para o nosso mundo, para a realidade que vivemos. Soluções em torno daquilo que se identifica como problema nestes tempos difíceis, mas que também nos fazem sair da nossa zona de conforto.”

Quem também participou do lançamento foi o Reitor da Universidade La Salle (Canoas/RS), Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc. Ele frisou que o Eduemprèn é um projeto que visa fazer dos estudantes mais do que aprendizes: “Este projeto visa dar protagonismo a vocês, juventude, começarem a colocar a ‘mão na massa’. Parabéns por aceitarem este desafio”, apontando ainda, o crescimento do projeto, antes restrito apenas ao Rio Grande do Sul e, agora, presente em diversas regiões do país.

A partir de agora, as equipes inscritas iniciam a jornada de empreendedorismo, onde recebem instrução de mentores, inclusive de profissionais da Universidade La Salle Ramon Ilull, em Barcelona, na Espanha, onde o Eduemprèn foi idealizado. Além dos profissionais europeus, professores das Instituições de Ensino Superior e representantes do La Salle Technova de Barcelona também participam do processo de orientação para a apresentação dos projetos. A etapa vai até o  dia 22 de outubro e a equipe campeã será definida por uma banca de jurados no evento de encerramento, que acontece dia 10 de novembro de 2021.

Sobre o Eduemprèn

O EduEmprèn é um projeto com o objetivo de promover o desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores dos estudantes Lassalistas do Ensino Médio por meio do empreendedorismo social.

A partir do EduEmprèn, os jovens exercitam a criatividade, a liderança e o trabalho de equipe, propondo soluções inovadoras para diferentes problemas sociais, com ideias de negócios baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, também conhecidos como Objetivos do Milênio.

Para mais informações, acesse o site do projeto clicando aqui https://sites.google.com/lasalle.org.br/eduempren/in%C3%ADcio?hl=pt_BR