24/10/2018

Colégio inicia parceria com Universidade de Lisboa

Um projeto educacional bem-sucedido em Lisboa começou a ser implantado em Canoas, internacionalizando uma experiência voltada à modernização dos processos de aprendizagem, considerando a evolução social e tecnológica com as quais todos lidamos atualmente. Trata-se de uma metodologia que propõem uma aprendizagem mais significativa, o desenvolvimento de competências para o século XXI e a formação de cidadãos resilientes.

Uma equipe da Universidade de Lisboa está em Canoas para implantar o projeto Ambiente Educativo Inovador no Colégio La Salle Canoas, destinado a inovar os ambientes educativos e os processos de aprendizagem. A escola canoense será a primeira instituição brasileira a trabalhar com a nova proposta.

INOVAÇÃO - Ainda neste ano, o La Salle Canoas terá implantada uma sala de aula diferenciada, onde, primeiramente, uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental terá aulas seguindo este modelo. A sala piloto contará com um ambiente dinâmico que oferecerá vários espaços para privilegiar a criatividade, a interação e o uso de tecnologias. Móveis ergonômicos e de fácil locomoção, iluminação natural, entre outros quesitos, tornarão o ambiente propício para atender professores e alunos que não têm suas necessidades preenchidas no modelo tradicional.

Os pesquisadores Ana Pedro e João Manuel Piedade, de Lisboa, estiveram em Canoas, nesta terça-feira, 23, para um workshop. A equipe diretiva e três professoras participaram do evento para conhecer detalhes da metodologia. “O aluno, neste contexto, também se responsabiliza pelo processo de aprendizagem”, pontuou João Manuel. Na oportunidade, o grupo também projetou como será o novo espaço no Colégio. A diretora Elisa Schuck Medeiros destaca que, por se tratar de um projeto científico, serão colhidos e analisados dados anteriores e posteriores à implantação. Comenta que a Editora Positivo, também é parceira no projeto, dando suporte na qualificação dos professores.