03/09/2018

Lassalistas imergem no empreendedorismo social

Lassalistas imergem no empreendedorismo social Lançamento ocorreu na Sala Multicultural da Universidade La Salle, em 31 de agosto

Uma parceria internacional entre as Universidades La Salle Canoas e La Salle Ramon Ilull, de Barcelona, na Espanha, possibilitará que alunos da segunda série do Ensino Médio do Colégio La Salle Canoas participem do projeto EduEmpèn Brasil. A proposta é levar noções de empreendedorismo social aos alunos, para potencializar os verdadeiros agentes da transformação social. O lançamento do projeto aconteceu em Canoas, nesta sexta-feira, 31, na Sala Multicultural da Universidade La Salle.

Além do La Salle Canoas, participam alunos das unidades Niterói e Santo Antônio. Juntos, foram um grupo de quase 200 estudantes que participarão do primeiro passo de internacionalização da ideia na Rede La Salle. A novidade vem da Ramon Ilull e aqui no Brasil contará com a expertise de profissionais das escolas, além de professores e alunos da Universidade La Salle nas salas de aula, capacitados por representantes da iniciativa na Espanha, com patrocínio da FTD Educação.

No evento, os participantes foram organizados em grupos mistos e desafiados a já pensarem soluções para alguns problemas que foram distribuídos, de forma aleatória. A atividade envolveu a identificação do desafio, o protótipo e apresentação do que as equipes desenvolveram. Para tanto, precisaram desempenhar papeis chave (porta-voz, mediador, criador e criativo). Entre as propostas estiveram aplicativos, alternativas com o uso de nanotecnologias e medidas da parceria entre governo e inciativa privada.

Internacionalização

O Pró-reitor de Graduação da Universidade La Salle, Prof. Me. Miguel do Nascimento Costa falou de internacionalização, empreendedorismo, trabalho coletivo e responsabilidade social. “As questões sociais estão aí e aguardam nossa ação”, declarou.

As projeções são as melhores. De acordo com a representante da Ramon Ilull, Verônica Vargas, somente na primeira edição realizada na Espanha, mais de 600 alunos de nove escolas foram contemplados. Já na segunda, pulou para mais de 1100 alunos de 16 escolas.

De acordo com o coordenador da área de Gestão e Negócios, Prof. Me. Silvio Denicol, a atividade inicial preparou os estudantes para a grande jornada que acontecerá nas escolas de setembro a novembro. A coordenadora de Educação Básica da Rede La Salle, professora Fabiane Franciscone, foi quem lançou a primeira ação para integrar os componentes dos grupos entre si e sobre a metodologia.

Eduardo Muhl da Silva, 17 anos, do La Salle Canoas, interessou-se pelo projeto pensando no mercado de trabalho. Ele conta que já é empreendedor e pensa que esta oportunidade é valiosa. Eduardo conta que trabalha de forma autônoma com design e impressão de canecas e copos. “Busco formas de melhorar os processos, ajudar as pessoas e acho que o curso irá me ajudar, ampliará minhas fronteiras”, afirmou.

Serão três meses de aulas, mentorias, produção de conteúdos por meio de vídeos, pôsteres e de uma proposta criativa de solução empreendedora. Isso acontecerá através da criação de equipes que disputarão pela melhor ideia.

No encerramento, em novembro, acontecerá um grande show para anunciar os vencedores em três categorias. Os quatro premiados nas três categorias receberão mentoria para aprimorarem seus projetos e tirá-los do papel.

Premiação

Melhor projeto: integrantes da equipe irão para Barcelona, apresentar a ideia para os estudantes da Universidade La Salle Ramon Ilull

Melhor apresentação: a equipe ganhará ingressos para participar do acampamento do evento Campus Party, que acontece em fevereiro

Melhor Vídeo e o melhor post: ingressos para as duas equipes aproveitarem um dia no parque Snow Land, em Gramado