20/11/2017

Cultura

Projeto Africanidades no Dia da Consciência Negra

Projeto Africanidades no Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil no dia 20 de Novembro.

Para marcar esta data, nos dias 20 e 21 o Colégio La Salle Canoas realizou diversas atividades alusivas ao projeto Africanidades. De acordo com a professora Paula Schaedler, através do Projeto Africanidades construímos um espaço de estudo, diálogo, resgate e valorização da cultura afro-brasileira e, ao mesmo tempo, levamos os estudantes a refletir sobre o contexto cultural, social e histórico da chegada dos povos africanos ao Brasil e sua participação na construção da sociedade.

"A continuidade deste projeto nos desafia a transcender a teoria buscando ações que impactem concretamente no cotidiano de nossos alunos", relata Paula.

Na segunda-feira, no aulão, os alunos tiveram a apresentação de QR Code dos 8º anos, Resultado das pesquisas e Juri da turma 19 B sobre propagandas racistas; os raps dos 8º anos cantados em inglês e português(elaborados após um estudo comparativo e aprofundado da história do Brasil e EUA); o belo poema escrito e declamado pelas alunas Beatriz e Mariane da 19B; a fala da professora Betina sobre o porque de nossa cor de pele (Melanina); um relato histórico e geográfico sobre o processo de escravização, abolição e preconceito/racismo no Brasil; e para finalizar a bela paródia da música Trem Bala das alunas Sophia (19B) e Victória (17C).

Nesta terça-feira, está acontecendo a Exposição Africanidades, no Salão de Festas da escola, onde estarão expostos os trabalhos dos alunos dos Anos Finais. A Exposição está sendo visitada pelos alunos e está disponível também para as famílias.

Tópicos

Africanidades
< voltar