06/09/2017

La Salle Canoas realiza Fórum da Cidadania

Amanhã é 07 de setembro, dia em que comemoramos a Independência do Brasil, um dos fatos históricos mais importantes do nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

Para relembrar este acontecimento e instigar os alunos a pensarem no cenário atual do nosso país, o La Salle Canoas promoveu durante o dia de hoje o Fórum da Cidadania, evento do qual participaram alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

Durante o Fórum, que foi conduzido pelos professores de história Raul Cardoso, Thaís Cidade e Paula Schaedler, os estudantes foram convidados a refletir sobre assuntos como: a questão da Independência do Brasil, cases sobre cidadania, corrupção e política atual.

Segundo o professor Raul, um dos objetivos do Fórum é mostrar aos alunos que apesar dos problemas pelos quais o país está passando, existem pessoas que estão fazendo sua parte, ao invés de ficar somente reclamando dos acontecimentos. O professor mostrou aos estudantes diversos cases de brasileiros que estão fazendo trabalhos reconhecidos fora do Brasil e que levam o nome do país para o mundo.

A professora Paula, que trouxe a pauta “Cidadania”, explicou que ser cidadão é fazer algo em benefício do seu país, com ações que ajudem diversas pessoas. Para exemplificar este fato, a professora convidou dois grupos de alunos da escola, que tiveram seus trabalhos da Expocol divulgados em diversas mídias, devido a sua grande relevância. A apresentação começou com o trabalho realizado pelos estudantes da turma 18C, que visa ajudar pessoas que sofreram algum tipo de amputação através da construção de próteses e órteses.

Na sequência, foi a vez dos alunos da 19B divulgarem seu trabalho “Bengala Ultrassônica”, equipamento que identifica e sinaliza através do som, obstáculos e degraus para as pessoas que possuem deficiência visual.

Em ambos os casos, os alunos entraram em contato com instituições reconhecidas como a Acadef(Associação Canoense de Deficientes Físicos) e Adevic(Associação dos Deficientes visuais de Canoas) para que os trabalhos pudessem ultrapassar os muros da escola e fazer a diferença para a comunidade.

Além disso, o Fórum também abriu espaço para que alunos pudessem mostrar seu talento, como a dupla Rafael Bettú e Cainã, da 16B e a aluna Ana Júlia, da 18A, que cantaram um rap em homenagem a Semana da Pátria, no qual questionam a política atual do nosso país.

O encerramento do evento ficou por conta dos alunos do Grêmio Estudantil, que colocaram uma faixa na fachada da escola com a frase: “Qual a sua responsabilidade e compromisso com o cenário político do qual você se queixa?”. Segundo o presidente do Grêmio Estudantil, Matheus, a ideia é fazer com que esta reflexão seja feita não apenas pelos alunos, mas por toda comunidade.

fórum cidadania