13/07/2017

Alunos desenvolvem projeto de próteses e órteses

Em setembro, a Expocol – Exposição do Colégio Canoas – receberá mais um trabalho que ultrapassa os muros da escola.

Um grupo de alunos do 8º ano, orientados pela professora Anelise Bruch e formado pelos estudantes Ana Carolina, Arthur, Lucca, João Vitor, Mauren e Ryan, da turma 18C, resolveu criar um projeto sobre próteses e órteses, para ajudar pessoas que sofreram algum tipo de amputação.

Segundo Ana Carolina, para entender melhor sobre o assunto e vivenciar um pouco das dificuldades enfrentadas pelos deficientes físicos, o grupo visitou a Acadef – Associação Canoense de Deficientes Físicos, no dia 09/06.

O trabalho desenvolvido pelo grupo é de um braço mecânico, mas como a proposta era interagir com os pacientes da Acadef e tentar buscar soluções práticas, com o uso da robótica, os estudantes voltaram da Associação com mais dois protótipos inacabados. “Na Acadef nos deram um protótipo inacabado de uma mão mecânica e de uma coxa e nos pediram ajuda para finalizar”, conta Ana Carolina.
A professora de matemática Anelise relata que ficou muito sensibilizada com o tema e a postura dos alunos perante o assunto. “Acredito que as aulas de Robótica também influenciaram eles na escolha do tema.”

Durante a visita a Acadef, os alunos acompanharam e receberam informações de todas as etapas de fabricação das próteses, acompanhados pelo coordenador operacional da Acadef, Ricardo Cardoso. O aluno Ryan explica que apesar das proteses ajudarem os deficientes físicos a voltar a ter uma vida normal, a adaptação pode ser demorada. “Até a pessoa se acostumar a usar a tecnologia que está a favor dela demora”.