12/07/2017

Alunos se classificam para 2ª fase da OBF

No dia 19/08 um grupo de alunos do La Salle Canoas irá representar o colégio na 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física 2017, programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a todos os estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio.

A OBF tem por objetivo usar as competições intelectuais para despertar e estimular o interesse pela Física nos alunos, incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas, além de prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, no nível do ensino médio, nosso ensino com o de outros países.

As provas são divididas em níveis (I, II e III), sendo o nível I destinado ao 8° e 9° anos, do qual participarão os alunos Ângelo Contieri Cardoso (19A), Chrystian Alves de Souza Schmith (19C), Vitória Silva da Silva (19A), Yan Magnan (19B). O nível II, destinado aos 1° e 2° anos do Ensino Médio, no qual competirão os estudantes Daniel Telichevesky, Frederico Barbosa das Neves Maciel, Mateus da Silva Machado, Vithor Lorenzo Marensi dos Santos e Guilherme Ferranti. E o nível III que contempla alunos da 3ª série do Ensino Médio do qual participam Alex Bertodo da Silva, Daniela Turossi da Rocha, Fernando Ávila Loge e Lucas Dias Martins.

De acordo com os professores de Física Claudia Quintana e Guilherme Amorim, os alunos estão bastante motivados. O gosto pela disciplina surge pelo interesse em ter o entendimento do mundo que nos cerca, pois a abordagem contextualizada do conteúdo desperta a curiosidade dos estudantes em buscar a compreensão da física no seu cotidiano, e não apenas como uma matéria do ensino médio. Dessa forma os alunos sentem-se mais seguros em resolver os exercícios, o que estimula a participação nos desafios, como  a OBF.