17/01/2017

Férias: Oportunidade de ouro para se mexer mais

Um estudo realizado em 2015 pela Universidade de Columbia (EUA) adverte: férias escolares podem ser prejudiciais à saúde.

Depois de analisar durante um ano inteiro o comportamento de 6.453 crianças e adolescentes, os pesquisadores constataram que o período de recesso era um chafurdanço em maus hábitos. Longe das atividades letivas, a garotada comia mais açúcar, permanecia mais tempo diante da TV e consumia menos vegetais do que no resto do ano. E, apesar do tempo livre, a atividade física praticamente não aumentava.

As revelações da pesquisa não chegam a surpreender, mas são graves. Principalmente porque o recesso de verão oferece uma oportunidade de ouro para que as crianças aumentem a prática de exercícios.

- As crianças normalmente não estão atingindo um grau satisfatório de gasto calórico e esforço no ano escolar. As férias são um momento oportuno para elas saírem da rotina e aumentarem de maneira divertida e segura o grau de atividade física. Para isso, é necessário ter apoio e orientação dos pais – defende a pediatra Flávia Meyer, professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS.

Flávia afirma que, se as férias forem bem aproveitadas, crianças com excesso de peso poderão naturalmente perder alguns quilos e ficar em forma – fazendo apenas o que gostam. Porque o segredo é que não há segredo: basta oferecer as condições adequadas, que a criança naturalmente vai procurar movimento.

- Não precisa prescrever o que é melhor. O melhor é o que ela gosta de fazer. O papel dos pais é propiciar as atividades que envolvam a parte física.

Os benefícios não dizem respeito apenas a melhorar a forma e vitaminar a saúde. As férias devem ser aproveitadas para o exercício físico porque, demonstram estudos recentes, ele está associado a um avanço nas aptidões cognitivas – algo que vai fazer diferença no desempenho escolar.

- Fazer exercício não é só para não ficar parado, para ajudar a emagrecer. Fazer exercício trabalha habilidades como coordenação, lateralidade e rapidez de resposta. Ao longo do ano, a criança está muito presa à rotina e tem dificuldade para desenvolver isso, mas nas férias ela pode explorar essas habilidades – aconselha a pediatra e médica do esporte Rosemary Petkowicz.

Fonte: matéria publicada na Zero Hora, em 31/12/16