09/01/2017

Ajude as crianças a aproveitarem melhor as férias

Gerencie bem o tempo

Retirada da rotina escolar, dos horários organizados e do convívio com os amigos, a criança pode se sentir desorientada e desamparada se algo não for colocado no lugar disso tudo. Por mais que as férias sejam uma oportunidade para descansar e não fazer nada, atividades devem ser programadas. A criança de vê ser estimulada a escolher entre programas e também a propô-los. Precisa ter a sensação de que é dona desse tempo e pode decidir o que fazer com ele. Não se limite a ir a parques e praças para não fazer nada: deve-se ter um plano, como fazer um piquenique ou uma excursão para observar pássaros ou árvores.

Mobiliza outras famílias

Garantir que as crianças tenham atividades interessantes durante as férias é complicado, principalmente se os pais continuam trabalhando. Uma alternativa é associar-se a alguns outros pais – três ou quatro – para que a cada dia um deles assuma o cuidado com as crianças e a programação.

Permita a diferença de idades

É positivo o convívio, durante as férias, com crianças de  idades diferentes, o que não acontece muito durante o período escolar. O usual é que meninos e meninas se relacionem só na mesma faixa etária e com adultos. Ao diversificar os relacionamentos, incluindo crianças mais novas e mais velhas, aprende-se a gerir melhor emoções e conflitos.

Flexibilize, mas mantenha um regramento

O período ideal para a criança explorar mais livremente o ambiente e se conhecer. Por isso, é natural estabelecer um ritmo mais frouxo. Mas férias não são para abandono e desregramento totais. Mesmo que ocorram mudanças e relaxamentos na rotina, não significa que não há hora para acordar, para comer e que não existe necessidade de arrumar a cama e manter o quarto organizado.

Não endeuse o tempo livre

As férias podem ser um período maravilhoso, mas o adulto não deve passar a mensagem de que elas são um paraíso em comparação com o resto do ano. Discursos do tipo “Oba, agora você não tem mais que acordar cedo, não vai ter tema de casa, vai poder ficar até tarde na internet” podem criar uma hostilidade da criança em relação à vida na escola, passando a ideia de que o ano letivo é um tempo ruim.

Atribua responsabilidades

O período de recesso é um momento apropriado para a criança ganhar autonomia, o que pode ser estimulado pela atribuição de responsabilidade. Se ela vai à piscina, deve ficar sob seu encargo arrumar sua mochila e, depois, de volta à casa, retirar a roupa molhada. Se o programa consiste em passar o fim de semana na casa de um amigo, a criança deve participar dos preparativos. Até em uma simples ida à praça deve caber a ela preparar a lista do que levar – os brinquedos, o lanche, o agasalho.

Prepare o retorno

Férias significam uma rotina diferente, com novas atividades e horários. Por isso, o retorno às aulas pode ser penoso se não houver um preparo. Nos últimos dias de descanso, é aconselhável conversar com a criança sobre  a aproximação do início das aulas e estabelecer um ritmo que já se pareça um pouco com aquele que vai ser experimentado na escola, principalmente no que diz respeito ao horário de dormir.

Fonte: matéria veiculada na Zero Hora do dia 31/12/16