01/08/2015

Desenvolvimento Cognitivo e Organização de Estudos

Com pós-graduação em Neuroaprendizagem e mestrado em Análise do Discurso, a professora Viviane Faria é pesquisadora em Direitos Humanos na UFG e em Linguística na UnB. Leciona há 20 anos, sendo que três desses foram como professora substituta de Latim em universidade.

Lidando com adolescentes desde que começou a docência, Viviane preocupou-se com a relação ensino-aprendizagem quando ainda era somente estudante. Unindo várias áreas de conhecimento – biologia, arte, psicopedagogia, linguística, física – à Neurociência, pôde verificar uma maneira de se ajudar e de ajudar seu aluno a se desenvolver como estudante. Em suas pesquisas, compreendeu melhor o funcionamento cerebral e desenvolveu uma palestra que passasse essas informações para o discente, ou seja, que ensinasse o aprendiz a aprender. Então, em um único encontro, consegue transmitir ao espectador informações sobre o funcionamento cerebral, o uso das emoções e a organização da vida de estudos. O resultado da aplicação desse conhecimento é um aluno que diminui até pela metade o tempo que gasta estudando e conquista uma memorização de toda a matéria aprendida.

A palestra tem duração de três a quatro horas. É lúdica, didática e possui 100% de aplicabilidade. Toda a informação transmitida vira conhecimento e o ouvinte pode utilizar tudo o que aprendeu sem que, para isso, tenha dispêndios financeiros, pois a professora utiliza como exemplo as situações do seu dia a dia.

Assim, o objetivo da Reciclagem Educacional é oferecer um ensinamento prático e de qualidade aos diversos alunos que passam por dificuldades e têm pouco acesso a produtos como esse, por serem onerosos e, muitas vezes, longe dos locais aos quais teriam melhor acesso.

Data: Sábado, 01/08/2015

Horário: das 9h às 12h

Local: Casa Thomas Jefferson  (SGAN 606, acesso pela L3 Norte – Asa Norte, Brasília/DF)

Inscrição: Entregar 1kg de ração para gatos ou cachorros