O novo modelo de Ensino Médio implantado pela rede La Salle no Brasil representa uma significativa evolução na educação, buscando se adequar às demandas contemporâneas e às necessidades dos estudantes. Alguns aspectos desse novo modelo são:
Currículo Flexível e Modular: uma das características centrais do novo Ensino Médio do La Salle é a flexibilidade curricular. Os estudantes têm a oportunidade de escolher entre diferentes itinerários formativos, adaptando o ensino às suas preferências, interesses e aspirações profissionais. Isso proporciona uma educação mais personalizada e alinhada com as aptidões individuais de cada um.
Ênfase na Formação Integral: o modelo educacional do La Salle não se limita apenas ao aspecto acadêmico, mas busca promover uma formação integral dos alunos. Isso inclui o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, competências digitais, pensamento crítico e trabalho em equipe, preparando os estudantes não apenas para os desafios acadêmicos, mas também para os desafios da vida.
Integração de Tecnologia: a rede La Salle reconhece a importância da tecnologia na educação do século XXI e integra-a de forma significativa em seu modelo de Ensino Médio. Isso pode incluir o uso de dispositivos digitais em sala de aula, plataformas de aprendizado online, recursos de realidade virtual e outras ferramentas tecnológicas para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.
Estímulo ao Empreendedorismo e Inovação: O La Salle incentiva o empreendedorismo e a inovação entre seus estudantes, oferecendo espaços e recursos para o desenvolvimento de projetos e iniciativas próprias.
O Novo Ensino Médio da rede La Salle no Brasil representa uma abordagem inovadora da educação, que busca preparar os alunos não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para uma vida plena e produtiva na sociedade contemporânea.
Atentos ao processo de formação integral, assim como às necessidades individuais de cada aluno, o Colégio La Salle Brasília desenvolve atividades complementares que enriquecem e aprofundam os componentes curriculares, para os alunos, tornando-os aptos a participarem dos grandes vestibulares do país, assim como das olimpíadas de conhecimento.
Inserir os estudantes do 9º ano ao Ensino Médio em assuntos internacionais de cunho político, econômico, social e ambiental, procurando simular o cenário real das negociações da Organização das Nações Unidas (ONU)
A Rede La Salle reconhece a importância da tecnologia na educação do século XXI e integra-a de forma significativa em seu modelo de Ensino Médio. Isso pode incluir o uso de dispositivos digitais em sala de aula, plataformas de aprendizado online, recursos de realidade virtual e outras ferramentas tecnológicas para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.
Integrar equipes de diferentes turmas em atividades recreativas e desportivas, baseadas em jogos cooperativos.
A proposta do Programa de Dupla Diplomação da Rede La Salle é oferecer aos estudantes a oportunidade de cursar o Ensino Médio brasileiro e o High School americano simultaneamente, obtendo ambos os diplomas ao concluir essa etapa.
O programa otimiza as vantagens do currículo e da filosofia lassalistas, em um processo de internacionalização inovador, que possibilita aos alunos ampliarem sua visão de mundo por meio da convivência multicultural com colegas de diversas nacionalidades. Além disso, prepara os estudantes para o seu futuro acadêmico e profissional frente aos desafios da globalização.
A matriz curricular totaliza 24 créditos, sendo 18 reconhecidos e transferidos do Colégio La Salle e 6 cursados na escola parceira, a Academica International Studies (AIS), em plataforma virtual de aprendizagem, com aulas síncronas e assíncronas e suporte de professores nativos altamente qualificados para fomentar a cultura de aprendizagem contínua de nossos alunos.
Os instrumentos avaliativos seguem a perspectiva holística de observação do desenvolvimento processual do desempenho estudantil. Portanto, todas as atividades constantes nas ementas das disciplinas fazem parte da avaliação formativa dos alunos.
Os estudantes podem ingressar no programa durante a 1ª ou a 2ª série do Ensino Médio. Desse modo, a formação pode ocorrer de 2 a 3 anos, a depender do semestre de ingresso, sendo os créditos distribuídos ao longo do período de curso.
Trata-se de um programa complementar e opcional, com custo adicional (em dólares), que está alinhado às práticas pedagógicas lassalistas de incentivo à autonomia, à criatividade e ao senso crítico, com a promoção de imersão pessoal, linguística e tecnológica.
Oportuniza aos estudantes espaço para que eles possam criar, desenvolver e apresentar trabalhos sobre determinados temas seguindo uma metodologia científica e para que possam apresentá-los à comunidade educativa, por meio de diversos recursos pedagógicos.
Possibilita aos estudantes participar de práticas de linguagem diversificadas, que lhes permitam ampliar suas capacidades expressivas em manifestações artísticas, corporais e linguísticas.