09/09/2014

O Grande Desafio

A nossa trajetória literária sobre o livro de Pedro Bandeira: O Grande Desafio.

Existem coisas que podem ser vistas, ouvidas, tateadas, mas há momentos em nossa vida que só valem a pena se forem presenciados. E hoje (1/8/2014) meus adoráveis alunos das turmas 61, 62 e 63 puderam aproveitar esse momento lindo. Após a leitura acompanhada do livro:”O grande desafio”, de Pedro Bandeira, fizemos uma seleção de perguntas que gostaríamos de saber sobre a vida de um deficiente visual - Já que o personagem principal do livro, o Toni, possui tal deficiência. Após um cuidadoso levantamento e uma seleção das perguntas, chegou a hora de receber nossos convidados.

Então recebemos, no auditório do Colégio La Salle, três deficientes visuais: Aurélio, Paulo e Ismael. Eles compareceram e deram um show em suas explicações. Contaram suas experiências de vida, suas maiores dificuldades; explicaram como podemos ajudá-los e ainda levaram alguns objetos necessários a um deficiente visual, como máquina que escreve em braile e celulares adaptados. Levaram, ainda, alguns livros específicos para deficientes visuais e até os doaram para nossa biblioteca. Tudo isso para que pudéssemos conhecer melhor o universo dos cegos.

Foi, sem dúvida, um momento maravilhoso e riquíssimo que aqueles que presenciaram jamais irão esquecer. Fica agora a sensação de que devemos ser mais solícitos e parceiros com todos os deficientes visuais, buscando um maior número de informações a respeito do problema para, assim, podermos ajudá-los da melhor maneira possível.

Enfim, quero agradecer a todos aqueles que colaboraram de alguma forma para que esse evento acontecesse! Mônica (CEEDV), Aurélio, Paulo e Ismael (deficientes visuais), Ivana (Coordenação Geral -La Salle), Luciana (coordenadora pedagógica -La Salle), Naldo (La Salle), Profª Ronilda (professora), Profª Patrícia (professora). Agradeço, ainda, aos pais e aos meus alunos das turmas 61, 62 e 63 pelo interesse em acolher os deficientes com carinho e com lembrancinhas lindas, feitas por eles mesmos. Ainda quero parabenizá-los por se permitirem conhecer outras realidades.

Muito obrigada a todos pela oportunidade!
Profª Fernanda Resende