14/08/2014

Ensino Fundamental II

A EXPERIÊNCIA DA ARTE

A EXPERIÊNCIA DA ARTE

A EXPERIÊNCIA DA ARTE
SÉRIE ARTE PARA CRIANÇAS
Curadoria de Evandro Salles

Como diz o poeta Manoel de Barros, “... significar limita a imaginação”.

Foi com este espírito que desembarcamos no CCBB para viver uma experiência diferente, experimentar, se desobrigar de significar!
Encontramos um mundo de “cabeça para baixo”, na máquina de olhar de Paula Trope!  Entramos dentro de uma câmera-casinha-escura! Lá foi possível perceber que existe uma diferença entre ver e olhar, segundo Evandro, que organizou todas aquelas experiências, “ver rima com ler e olhar com passear”. 
Depois foi a vez de Vik Muniz  brincar de esconder  e revelar imagens! Entre pneus, geleias, computadores e brinquedos, achamos o Narciso, a Monalisa e muitos outros conhecidos! 
Outro momento e, ... surpresa! Estávamos dentro da barriga da Cobra Grande percorrendo as curvas do rio! Foi o Ernesto Neto quem fez esta escultura. 
Por fim, entramos na casa de Eduardo Coimbra, tinham muitos espaços vazios, empilhados, espaços para o olho e para a alma respirarem!
Hora de ir embora. Uma vez reunidos, Igor os meninos e eu, agradecemos as moças que nos receberam e nos acompanharam nesta deliciosa experiência . Valeu, turminha das artes, até a próxima!  
 Professora Tereza (Arte)
< voltar