O primeiro dia da Simulação das Nações Unidas da Rede La Salle (SINULA) foi marcado pela presença de mais de 200 participantes, entre eles estudantes, professores e diretores das quatro unidades La Salle do Distrito Federal, a saber: Prof. Cássio de Ávila, Ir. Edenilson Tatsch, Prof. Rodrigo Santos e Prof. Omero Borges, das respectivas unidades: Águas Claras, Brasília, Núcleo Bandeirante e Sobradinho. Também esteve conosco o Diretor Regional da Rede La Salle no DF, Ir. Paulo Fossatti.
O SINULA proporciona aos nossos estudantes a oportunidade de difundir os ideais das Nações Unidas (ONU), promovendo uma experiência pedagógica que contribui para a formação de jovens mais conscientes e preparados para lidar com questões da atualidade. Através da simulação, nossos estudantes desenvolvem uma visão crítica sobre a atuação de negociadores políticos do Brasil e do mundo, além de aprenderem a importância do diálogo e da diplomacia.
Essa experiência contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, solidários e engajados em seu papel na sociedade, promovendo o progresso e a transformação do contexto social.
Nesta edição, os estudantes representaram 16 países — incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Alemanha, China, França, Israel, Rússia, Níger, Brasil, Polônia, Vietnã, Índia, México, Argentina e El Salvador. Divididos em sete comitês, os participantes, que se prepararam intensamente para o evento, começaram suas discussões logo após a cerimônia de abertura, mergulhando em debates que se estenderam por toda a manhã.
Esse primeiro dia foi apenas o início de uma experiência enriquecedora para todos os participantes, que terão a oportunidade de aprofundar suas habilidades de negociação, compreensão crítica e engajamento cidadão ao longo do próximo dia do SINULA.