19/08/2023

Institucional

Cuidados durante a seca no DF

Cuidados durante a seca no DF

Enquanto o calor se intensifica, os efeitos da seca começam surgir, chamando nossa atenção para cuidados essenciais com a saúde e o meio ambiente.

Nessa época do ano, a baixa umidade e a escassez de chuvas nos lembram da importância de estarmos preparados para enfrentar os desafios que vêm com o clima seco. Aqui estão algumas dicas fornecidas pelo GDF para garantir que você e sua família desfrutem deste mês com conforto e bem-estar:

  1. Hidratação é fundamental: Carregue sempre uma garrafa de água consigo para se manter hidratado(a) ao longo do dia. Sucos naturais e água de coco também são ótimas opções para repor líquidos perdidos.

  2. Cuide do ambiente interno: Em ambientes fechados, utilize  bacias com água ou toalhas molhadas para aumentar a umidade do ar. Isso ajuda a prevenir desconfortos respiratórios e ressecamento da pele.

  3. Atenção aos idosos e crianças: Mantenha esses grupos bem hidratados e evite ambientes empoeirados, o que pode agravar problemas respiratórios.

  4. Areje os ambientes: Mantenha as janelas abertas sempre que possível para promover a circulação do ar. Evite o ar condicionado em excesso, já que ele pode ressecar ainda mais o ambiente.

  5. Cuide dos olhos e narinas: Use soro fisiológico para umedecer os olhos e narinas, evitando desconfortos causados pelo ressecamento.

  6. Proteja sua pele: Opte por banhos mais curtos e mornos, evitando água muito quente. Use cremes e hidratantes para manter a pele protegida contra o ressecamento.

  7. Alimentação leve: Dê preferência a refeições leves e equilibradas, que ajudam a manter o corpo bem nutrido e energizado.

Neste mês desafiador, lembre-se de que pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença. Cuide de si mesmo(a), da sua saúde e do meio ambiente ao seu redor. Juntos, podemos enfrentar a seca com responsabilidade e cuidado. 

 

 

< voltar