20/11/2018

Premiação do X Concurso Literário

Em 2018, o Concurso Literário de nossa escola completa 10 anos. Há cinco, temos a satisfação de apresentar aos alunos e às famílias os melhores trabalhos publicados em forma de livro.

Para comemorar essa data tão especial para o Colégio La Salle Brasília, nossos alunos produziram textos refletindo sobre a educação e a escola no Brasil. E o resultado? Eu convido a todos que confiram nas páginas seguintes.

Os alunos do 6° ao 8° anos escreveram belos poemas que evidenciam a alegria de estudar em nossa escola e o reconhecimento ao trabalho dos professores e das professoras. Nas histórias em quadrinhos, nossos alunos aproveitaram para refletir sobre os problemas da escola, sem esquecer, no entanto, de fazer reivindicações, como ampliar o tempo do recreio, por exemplo.

Os alunos do 8º à primeira série do Ensino Médio escreveram cartas - um gênero tão negligenciado em tempos de comunicação tão rápida quanto efêmera. E, curiosamente, nessas missivas, como se dizia antigamente, os alunos imaginaram a escola do futuro e traçaram um panorama bem distópico, revelando uma apreensão sobre o papel da tecnologia no futuro da educação e das relações humanas.

Finalmente, os alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio, fizeram matérias jornalísticas sobre a escola do futuro e traçaram um quadro que mistura esperança e preocupação, revelando um otimismo comedido sobre o impacto da Inteligência Artificial nos processos educacionais.

Espero que vocês, leitores, ao lerem estes textos, possam se divertir e, ao mesmo tempo, refletir sobre o tema proposto, assim como fizemos todos nós da equipe de linguagens do Colégio La Salle Brasília.

Um abraço fraterno.

Professor José Paulo

CONFIRA AS FOTOS (FACEBOOK)