25/09/2013

5º Concurso Literário

REGULAMENTO DO CONCURSO LITERÁRIO 2013

1 - INSCRIÇÕES:
As inscrições serão efetuadas durante o período de 23/9 a 11/10 (vinte e três de setembro a onze de outubro) do corrente ano, com os professores de Língua Portuguesa.
No ato da inscrição, o estudante contribuirá com R$ 6,00 (seis reais) para a organização do evento e informará o pseudônimo que utilizará em seu texto. (O estudante poderá concorrer com quantos textos quiser, porém, a quantidade de textos corresponderá ao número de contribuições).

2) ENTREGA DOS TEXTOS:
Os trabalhos deverão ser entregues, digitados em fonte Arial 10, à professora de Língua Portuguesa da turma da qual o estudante faz parte, no seguinte período: de 4/10 a 11/10 (quatro a onze de outubro).
2.1) Para os alunos que concorrerem na categoria A, os trabalhos deverão ser entregues em folha A4. O mínimo é uma folha e o máximo, três. Mais detalhes no item 4.

3) SELEÇÃO:
Cada professor selecionará até 15 quinze produções, consideradas as melhores produções textuais e os melhores desenhos de suas turmas, e, em seguida, uma banca formada pelos docentes de Língua Portuguesa e Arte, desta instituição de ensino (Ensino Fundamental II e Médio), atuantes em diferentes séries, avaliará e selecionará as três melhores produções, considerando os seguintes aspectos:
• Adequação ao tema e abordagem significativa do mesmo.
• Originalidade e criatividade.
• Coesão e coerência.
• Obediência às regras de pontuação e ortografia, considerando a licença poética.
• Construções gramaticais adequadas.
Obs.: Textos que não primarem pela originalidade serão automaticamente desclassificados.

4) PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS:
O estudante deverá elaborar uma produção textual de acordo com a proposta, observando os temas de cada categoria e respeitando as orientações seguintes:
TEMA GERAL: “A JUVENTUDE É A JANELA PELA QUAL O FUTURO ENTRA NO MUNDO”
Categoria A: Estudantes do 6º e 7° ano.
GÊNERO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS
TEMA: “CRIANÇA NÃO TRABALHA. CRIANÇA ESTUDA E BRINCA”
Nesse gênero, história em quadrinho, as produções devem conter no mínimo 5 (cinco) quadrinhos e no máximo, 10 (dez) quadrinhos. Serão avaliados os desenhos, as cores escolhidas e os textos que vão compor a história.
Nessa categoria, e somente nela, os trabalhos podem ser feitos em dupla.
Nessa categoria, além dos professores de Língua Portuguesa, os professores de Arte participarão do julgamento para efeito de premiação dos três melhores trabalhos.
Categoria A1: Estudantes do 6º e 7° ano.
GÊNERO: POESIA
TEMA:  OS JOVENS E O FUTURO
A quantidade de estrofes e de versos é livre, obedecendo apenas ao limite mínimo (três estrofes de quatro versos); e ao limite máximo (oito estrofes de cinco versos, respectivamente). A presença de rimas é de livre escolha do estudante. O tema proposto não deverá ser o título do poema, que faz parte da criação.
Categoria B: Estudantes do 8º ano.
GÊNERO: CRÔNICA
TEMA: OS JOVENS E A ESCOLA.
A crônica pode ser argumentativa ou narrativa, desde que obedeça às características da tipologia escolhida. Os textos devem ter entre 20 e 30 linhas.
Categoria C: Estudantes do 9° ano.
GÊNERO: CONTO
TEMA: OS PERIGOS QUE RONDAM A JUVENTUDE
O gênero textual Conto deve obedecer às características da tipologia escolhida. Os textos devem ter entre 20 e 30 linhas.

Categoria D: Estudantes do Ensino Médio
GÊNERO: TEXTO ARGUMENTATIVO
TEMA: OS DESAFIOS DE SER JOVEM.
A dissertação deve ser em linguagem impessoal e primar pela norma padrão do idioma. O texto deve ter entre 25 e 35 linhas.

5) PREMIAÇÃO
O evento de premiação será no dia 20/11, às 19h30min, no auditório do Colégio La Salle. Na ocasião ocorrerão apresentações de estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, vinculadas ao tema do concurso.
No ato da premiação, o estudante deverá portar a sua inscrição, o que permitirá sua identificação, visto que os textos estão assinados com um pseudônimo.

Entre os vencedores de cada categoria, será escolhida a melhor produção para um prêmio especial.
     COMISSÃO ORGANIZADORA