30/01/2017

Período de adaptação escolar - Educação Infantil

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO ESCOLAR

Prezados pais e responsáveis

O período das férias acabou! O tempo de ficar sem horários chegou ao final e é hora de voltarmos à alegria do dia a dia na escola.

Elaboramos algumas sugestões que poderão auxiliá-los no ajustamento à nova realidade.
• Algumas horas antes do início da aula, comente com seu filho, em uma linguagem simples, como é a escola, o que ele vai fazer lá, sem esticar muito o assunto, a não ser que faça perguntas.
• Não se preocupe se ele chorar na hora da separação: é normal! Nem sempre o choro quer dizer que a criança não quer ficar na escola. Transmita a ela segurança e firmeza, assim ela se sentirá mais tranquila.
• Caso vocês, pais, não possam ficar com seus filhos durante o período de adaptação (3 a 5 dias), é melhor pedir que alguém da família ou uma pessoa próxima à criança o faça. Assim ele se sentirá mais seguro.
• Na escola, durante este período, se seu filho precisar de algo, incentive-o a procurar sua professora, isto facilitará o vínculo afetivo entre eles. Se houver insistência, continue lendo seu livro, sua revista... a professora saberá como agir e virá convidá-lo a participar de alguma atividade. Procure relaxar, pois ele perceberá sua tensão pelas suas atitudes corporais, pois é assim que está acostumado a vê-los em casa e notará a diferença.
• A escola irá liberá-los deste período quando perceber que seu filho já criou vínculo afetivo com a professora e ficará bem em sua ausência, mesmo que chore ao ter que separar de você.
• Não saia sem se despedir dele.
• A hora de vir buscá-lo, principalmente nos primeiros dias, também é muito importante. Ele tem necessidade de viver uma rotina na escola e ficará mais tranquilo se você chegar na mesma hora em que os outros pais buscarem seus filhos. O seu atraso poderá deixá-lo inseguro.
• Na semana de adaptação, o horário é especial de saída:

• É comum, nas primeiras atividades, que as crianças brinquem separadamente por não terem ainda o nível de sociabilidade desenvolvido, nível este que será desenvolvido no percurso normal desta faixa etária.

Colocamo-nos à disposição para
maiores esclarecimentos.

Equipe Diretiva

PEQUENO LEITOR MATERNAL

Como é maravilhoso participar dessa ciranda de cores, formas, sons e letras, pois a literatura vem na alma, no tempo, na vida...
Hoje e sempre é tempo de leitura, e o nosso projeto "Pequeno Leitor” vem para contagiar e ampliar o universo literário infantil. Seu objetivo é desenvolver o gosto pela leitura, construir, em nossas crianças, uma atitude de criticidade, autonomia e solidariedade, aguçar sua curiosidade, despertar emoções vivendo tudo o que as histórias provocam internamente, descobrir outros tempos e lugares, percebendo outras formas de pensar e agir, ampliar horizontes e compreender as várias linguagens.