08/12/2016

Curso Crescer

Com o objetivo de formar missionários e voluntários para atuar em Missões Jovens e Projetos Sociais, integrantes da Equipe de Jovens Missionários Lassalistas (“Panela Velha”), juntamente com a Equipe Provincial de Pastoral da Província, realizaram, em 2016, o Curso de Formação Integral Lassalista – Crescer (dividido em três etapas).

A primeira etapa ocorreu entre os dias 27 e 31 de julho, no Centro de Pastoral La Salle, em Canoas/RS. Nossos estudantes participaram da preparação para a atividade da segunda etapa com palestras e atividades formadoras com o intuito de trabalhar/desenvolver o “crescer para si” e o “crescer para com o outro”. A terceira ocorreu entre os dias 10 e 13 de novembro, no bairro Arroio da Manteiga, em São Leopoldo/RS. Essa etapa foi marcada pela Missão Jovem, na qual nossos estudantes participaram de uma atividade de inserção social, vinculada a uma obra lassalista, a partir da proposta “crescer para o serviço”.

O Colégio La Salle Brasília foi representado pelos alunos João Vitor de Souza Prado e Pedro Victor Ywaji Murakami, ambos do Ensino Médio, e pelo Coordenador da Pastoral da região Centro-Norte e assessor da Pastoral, Ir. Elton Strehl.

Depoimentos:

O curso é dividido em três partes, sendo que as duas primeiras, o crescer para si e para o outro, fizemos em Canoas, que é pertinho de Porto Alegre, e foi realizado em julho. A última etapa, denominada de “crescer para o serviço”, fizemos no município de São Leopoldo, que é um local bem carente. “O crescer para si” é uma etapa de autoconhecimento, ou seja, precisamos nos conhecer bem para poder entender o outro; “o crescer para o outro” é, a partir do autoconhecimento, sermos capazes de entender e ajudar o outro. O entendimento das etapas tinha como alicerce as pertinentes dinâmicas que eram realizadas por pessoas da equipe. Por fim, no “crescer para o serviço”, colocamos em prática tudo que aprendemos nas duas primeiras etapas ao ir para esse local e realizar a missão, na qual arrecadamos mais de 50 cestas básicas (aqui em Brasília e em conjunto com os outros La Salles) e entregamos para pessoas que não tinham condições. Além disso, também fizemos uma festa beneficente em um colégio da região para as crianças e adultos. Vale lembrar que o curso inteiro é coordenado pelo Panela Velha, grupo de ex alunos do La Salle da região sul, em conjunto com o colégio, desde as palestras e as dinâmicas, até a etapa da missão.Gostaria de agradecer, em primeiro lugar, a oportunidade proporcionada pelo Colégio e também, com muito amor, à equipe do Panela Velha. Outrossim, às famílias que nos acolheram tão bem, a equipe do CEPA e aos outros grupos de pastoral da comunidade.Vale ressaltar que, a verdadeira missão começa agora; não é preciso viajar 2000km para ajudarmos as pessoas. Brasília também tem vários problemas e, graças ao curso, somos capazes de fazer a diferença e promover um futuro melhor.

Pedro Victor Ywaji Murakami

(Aluno do 3º ano do EM, turma 301)

O Crescer, para mim, foi uma das atividades mais incríveis que já realizei. Esse curso me proporcionou momentos excelentes com pessoas maravilhosas, os quais levarei para o resto da minha vida. Nele, pude trabalhar o “crescer para si”, que me fez evoluir muito como pessoa, buscando o autoconhecimento; o “crescer para o outro”, no qual pude olhar/aprender com o outro, compreendendo mais as pessoas, e o “crescer para o serviço”, no qual fico grato pela ação que realizei com aquelas famílias carentes, por ter vivenciado a realidade de pessoas mais necessitadas. Gostaria de agradecer, em primeiro lugar, à minha família, por ter me proporcionado realizar estudos aqui no Colégio pois, sem isso, não teria a oportunidade de realizar essa atividade. Agradeço, também, ao meu colégio, por ter confiado em mim para essa missão. Agradeço, em peso, aos alunos que contribuíram, para que pudéssemos colocar alimentos nas mesas dessas famílias. Palavras para descrever a equipe ‘Panela Velha’ não existem. Só tenho a agradecer a essa equipe maravilhosa de ex-alunos, que me proporcionou essa experiência inesquecível. Contudo, vejo que não é preciso nos deslocarmos para tão longe se podemos realizar ações sociais aqui na nossa região, que apresenta vários problemas que, graças ao CRESCER, poderei resolver com atitudes que ajudarão a humanidade.

João Vitor de Souza Prado

(Aluno do 3º ano do EM, turma 301)