16/02/2017

Por Dentro do PAS

Programa de Avaliação Seriada é uma das formas de ingresso na Universidade de Brasília. Em 1995 um grupo de professores e professoras da UnB começou a discutir formas alternativas de ingresso naquela universidade com vistas especialmente a uma seleção processual, gradual e sistemática de estudantes do ensino médio o que, pressupostamente, contribuiria para uma mudança nas abordagens, metodologias e práticas pedagógicas de professores e professoras da educação básica por ser o PAS um exame que adota como eixo estruturador da avaliação a contextualização e a interdisciplinaridade, com ênfase no desenvolvimento de competências e habilidades.

Lançado em agosto de 2015 pela Secretaria de Estado de Educação do DF, o programa Por Dentro dos Exames do Ensino Médio tem como um de seus eixos de trabalho o projeto Por Dentro do PAS. O objetivo do programa é desenvolver ações de divulgação, compreensão e utilização das informações de exames externos, como o PAS e o ENEM, para os estudantes e para a gestão de políticas públicas. São desenvolvidas ações de divulgação e formação destinadas aos profissionais de educação (professores e orientadores educacionais) e aos estudantes das unidades escolares de Ensino Médio em parceria com entidades estudantis e instituições externas, como a Universidade de Brasília.

Obras do PAS – 1ª Etapa

Materiais de Apoio