06/03/2021

Comunicado Retorno 10/03

 

Brasília, 06 de março de 2021.

 

“O exemplo causa impressão muito maior que as palavras no coração e na mente das crianças. É preciso que vossos exemplos instruam vossos alunos muito mais que vossas palavras. ”

São João Batista de La Salle

 

Prezada Família Lassalista, esperamos encontrá-los bem!

Recebemos o Decreto nº 41.849, de 5 de março de 2021, que dispõe sobre o retorno das atividades educacionais de forma presencial, a partir de 8 de março de 2021. Nessas circunstâncias, o Colégio La Salle Brasília informa que retornará as atividades presenciais, na quarta-feira, 10 de março de 2021. E, solicitamos que todos sigam e reflitam sobre as orientações abaixo:

1). Se você tem alguma dúvida quanto ao retorno, mas pode continuar suas atividades de forma remota, por favor, opte por neste momento continuar nas aulas on-line.

2). Se, para vir à escola, você precisa utilizar transporte público ou transportes coletivos, orientamos que continue seguindo as atividades na modalidade on-line.

3). Retornem, presencialmente, os que realmente necessitam, e obedeçam às regras de distanciamento, evitando, sobretudo, aglomerações.

4). Se o estudante, ou pessoas com quem conviva, teve contato com alguém com suspeita ou confirmação de Covid-19, não poderá ir à escola. Orientamos que permaneça em isolamento e redobre os cuidados como uso de máscara e higienização de mãos e superfícies, até que o resultado do exame confirme ou não a suspeita. Caso o exame seja negativo, as atividades podem ser retomadas e, caso seja positivo, deverá cumprir a quarentena de, no mínimo, 14 dias.

5). Os alunos cujos pais e/ ou responsáveis — bem como os próprios discentes — os quais tenham, recentemente, visitado outros países ou mesmo cidades brasileiras em voos de avião comercial ou em outro meio de transporte coletivo, para que possam voltar às aulas na modalidade presencial, deverão submeter-se a testagem e quarentena na sua volta à localidade de partida, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

6). É proibida a entrada e a circulação de qualquer pessoa nas dependências da escola sem o uso de máscaras, a fim de garantir que estas sejam utilizadas, e de forma correta, cobrindo totalmente a boca e o nariz, além de estarem bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

7). Adotamos medidas para evitar a aglomeração e, para tanto, reiteramos a importância de que respeitem os horários de entrada e de saída dos seus filhos; portanto, é primordial que, principalmente no horário de saída, haja pontualidade para retirada das crianças.

8). Evitem aglomerações na calçada externa do colégio, nos horários de saída das crianças, principalmente, no portão da Educação Infantil.

9). Durante as atividades, professores e colaboradores devem manter distanciamento dos alunos, evitando qualquer tipo de contato físico.

10). A circulação de pais, responsáveis ou qualquer outra pessoa de fora da instituição de ensino, está proibida. Com isso, em caso de necessidade de tratar com a Central de Atendimento do colégio, por gentileza, deve-se ligar para a instituição a fim de agendar o atendimento.

11) Todos os estudantes, professores e funcionários que tenham mais de 60 anos, gestantes, pessoas com o sistema imunológico comprometido e portadores de doenças crônicas que compõem grupo de risco deverão manter suas atividades exclusivamente na modalidade on-line.

13). Caso esteja com suspeita de infecção por Covid-19 e aguardando resultado, pedimos que avise o seu coordenador imediatamente. O estudante ficará afastado da escola. É conveniente que a pessoa suspeita avise sobre a possibilidade de estar positiva para o vírus aos seus contatos próximos, a fim de que possam iniciar o isolamento enquanto o resultado é confirmado e que sejam ainda mais criteriosos nas orientações acerca do uso de máscara, do distanciamento social e da higiene das mãos e superfícies. Ao receber o resultado do exame, é importante que todos estes sejam novamente comunicados.

14). Em caso de confirmação de caso de Covid-19 na turma do seu filho, os pais serão informados, e a turma entrará em quarentena de 14 dias. Dessa forma, os discentes participarão somente na modalidade on-line, ficando restrita a presença nos espaços do colégio. Irmãos e pessoas dos grupos familiares também ficarão em quarentena.

15). Os estudantes do Colégio La Salle deverão seguir as regras de distanciamento, utilização de máscaras, dentro e nos arredores do colégio, sendo, para isso, devidamente orientados. Todavia, caso a postura seja inadequada, poderão ser advertidos por escrito e até proibidos de circular e assistir às aulas presenciais nos espaços do colégio.

Reforçamos o apoio para que os pais orientem, principalmente, os estudantes do Ensino Médio para evitarem intempéries e contratempos no que se refere à correta postura a ser adotada dentro das dependências físicas da escola. Faz-se essencial conscientizá-los de que vivemos em tempos de uma grave pandemia, e que é extremamente importante o comprometimento com as normas de segurança determinadas pelas autoridades de saúde e do governo.

Questionamento: Quem retorna presencialmente, na quarta-feira, dia 10/03?

A resposta é: somente os estudantes que já estavam na lista do presencial e sinalizaram o retorno no dia 1/3/2021.

  • Educação Infantil: entrada e saída pelo Portão da Educação Infantil.
  • Às turmas 13 e 14, do 1º ano do Ensino Fundamental, solicitamos que a entrada seja pela portaria 2, que fica ao lado. Relembrando que essas turmas ficarão nas salas do fundamental anos iniciais, pois são mais amplas.
  • Continuaremos o sistema de Drive Trhu, com entrada pela portaria 1, para os estudantes do 2º aos 5º anos.
  • Do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a entrada será realizada pela portaria 2, seguindo os horários escalonados encaminhados anteriormente.
  • O turno complementar retornará na quarta-feira presencialmente.

A opção pelo retorno nesta data foi para que possamos ter tempo hábil para uma nova sanitização de todos os espaços, checagem de todas as marcações das salas e espaços escolares, reorganização do quantitativo de crianças por sala, e nova capacitação das equipes de atendimento, limpeza e colaboradores do colégio. E assim, continuarmos atendendo e recebendo nossas crianças com toda segurança, cuidado e amor.

A partir de segunda-feira, reencaminharemos as informações, com entradas, e horários, individualmente para cada turma, para esclarecimento das dúvidas. Porém, ressaltamos que seguiremos no formato que estávamos atendendo antes do lockdown.

Segunda-feira, dia 08/03, continuaremos com as atividades on-line.

Estamos vivenciando um momento atípico, no qual devemos exercitar a empatia e o cuidado com todas as pessoas. Estamos todos, então, movidos pelo sentimento do cuidar, do proteger e do amor, e, para isso acontecer, precisamos do apoio e da colaboração de toda comunidade Lassalista.

 

Viva Jesus em nossos corações. Para sempre!

 

Equipe Diretiva Colégio La Salle Brasília