26/02/2016

2ª série/EM conhece Programa Miniempresa

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio participaram na manhã dessa sexta, 26 de fevereiro, de uma palestra de apresentação do Programa Miniempresa, desenvolvido pela Associação Junior Achievement.

A palestra foi proferida pelo Gerente Geral do Nexa RS (Núcleo de Ex-Achievers da Junior Achievement), Juliano Pinto, e pelos Gerentes Giovana Silva e Marcelo Santos, ex-aluna e aluno, respectivamente, do Colégio La Salle São João.

Giovana e Marcelo, que vivenciaram recentemente a experiência empreendedora de produzir e comercializar um produto, partilharam os aprendizados resultantes e incentivaram os alunos – os achievers desta edição – a participar do Programa.

No ano passado, a 2ª série criou a empresa The Soft One e trabalhou com a produção da Mantouca - touca que se transformava em manta. O produto foi muito bem aceito pela comunidade educativa e esgotou as vendas em diversas ações desenvolvidas pelos alunos.

O projeto

A Miniempresa faz parte do Programa desenvolvido pela Junior Achievement para despertar o empreendedorismo. Cada miniempresa conta com um presidente e quatro diretores nas áreas de Marketing, Produção, Finanças e Recursos Humanos.

Durante 15 semanas, em encontros semanais, os alunos desenvolvem um produto a ser comercializado, aprendendo conceitos de livre iniciativa, mercado, venda, produção e sustentabilidade.

No Programa são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método “Aprender-Fazendo”, em que cada participante se converte em um mini empresário.