15/07/2015

Orientações sobre Vacinação contra Meningite

Pensando na prevenção da saúde da comunidade educativa, o Colégio La Salle São João contatou com a Imunoclin – Clínica de Vacinação para orientar pais e familiares sobre a vacinação contra meningite, disponibilizado informações e valores para os interessados.

Conforme a Clínica, a VACINA MENINGOCÓCICA ACWY (conjugada - CRM 197) é indicada para imunização ativa de crianças, adolescentes e adultos com risco de exposição a Neisseria meningitidis dos grupos A, C, W135 e Y, para prevenir a doença invasiva. Esta vacina deve ser administrada como dose única.

A VACINA MENINGOCÓCICA B é a vacina para prevenir a meningite bacteriana tipo B, imunização ainda não realizada na rede pública para combater o subtipo da doença. Bebês com idade entre 2 a 5 meses precisam tomar três doses. Em crianças com faixa etária entre 6 e 11 meses, a recomendação é de duas doses. Ambas as faixas etárias são classificadas como grupo prioritário. Para quem tem mais de 1 ano e até 50 anos, a recomendação é de duas doses

A ImunoClin oferece preço promocional para alunos da Rede La Salle interessados em fazer a vacina, conforme tabela abaixo. Para ter acesso ao desconto é necessário que a família apresente a carteirinha estudantil do aluno.

VACINA MENINGOCÓCICA ACWY: R$ 230,00 à vista e parcelado (2x).
VACINA MENINGOCÓCICA B: 480,00 à vista e R$ 500,00 parcelado (2x).

Devido à grande procura e ao movimento na Clínica, sugere-se aos pais e/ou responsáveis que façam agendamento prévio para vacinação através do telefone 51-35175755. A Clínica está localizada na Avenida Neuza Goulart Brizola, 422 - Bela Vista e tem estacionamento gratuito.

Saiba mais sobre a Meningite:

A meningite é a inflamação das meninges (membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal). Pode ser causada vírus, bactérias, fungos e protozoários. Os sintomas da doença são dor de cabeça, febre, vômitos em jato, rigidez de nuca (de fácil detecção ao exame físico médico). Crianças muito pequenas podem apresentar prostração ou irritabilidade. O coordenador da EVDT, Benjamin Roitmann, destaca que os números de Porto Alegre não caracterizam surto ou epidemia de doenças meningocócicas.

Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça severa, náuseas, vômitos, confusão mental, convulsões, rigidez de nuca em pacientes mais comprometidos. Um sintoma especialmente importante é o aparecimento de manchas vermelhas no corpo. Em crianças menores de um ano, os sintomas são menos evidentes: febre, recusa alimentar, irritabilidade ou sonolência e prostração e, em alguns casos, abaulamento da moleira. Os sintomas das meningites virais e bacterianas são os mesmos. Diferente das virais, a meningite bacteriana, pode ser fatal. As pessoas com sintomas de meningite devem procurar, imediatamente, atendimento médico.

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre/RS (Acesse o site).