01/06/2015

Encontros com o escritor promovidos pela Biblioteca

A Biblioteca Dom Aquino Corrêa, do Colégio La Salle São João, promove diversas ações de incentivo à leitura durante o ano letivo. Envolvendo diferentes níveis de ensino, as ações buscam aproximar os leitores dos escritores e também criar um ambiente de descobertas e estímulo à criação e à imaginação.

Uma dessas ações são encontros com o escritor, que trouxe, recentemente, às turmas do 6º ano/EF, João Pedro Roriz, autor de “A Maldição de Hera”. O autor foi recepcionado com uma apresentação musical feita por um grupo de alunas que ilustraram, de forma criativa, a música contida na narrativa.

Em um papo descontraído, Roriz trabalhou questões do livro e, com base nas perguntas dos alunos, traçou relações entre a mitologia e a modernidade. Os encontros proporcionam aos alunos conhecer de perto o perfil do escritor bem como esclarecer dúvidas sobre o processo de escrita e as inspirações que levam à produção de cada obra.

Em março deste ano, o 9º ano/EF conversou, por videoconferência, com o escritor Marcelo carneiro Cunha, autor do livro “Antes que o mundo acabe”.

O escritor João Pedro Roriz

João Pedro Roriz é escritor, ator e jornalista. É autor de inúmeros livros infanto-juvenis e peças de teatro. É também colaborador de importantes veículos jornalísticos. Em 2005 estreou como dramaturgo ao escrever o libreto e as canções de “Carmen – O Musical”.

Seu livro de estreia foi “Poesia Teatral” em 2006, seguido de “Liras Dramáticas” em 2007. Em 2007, assumiu o cargo de assessor de cultura da Universidade Castelo Branco. Também atuou como Coordenador de Projetos Literários no Centro Cultural Oduvaldo Viana Filho entre 2006 e 2008. É natural do Rio de Janeiro/RJ.