28/06/2018

6º ano/EF adota plataforma Google for Education

A partir do 2º trimestre, o Colégio La Salle São João adota a plataforma Google for Education para as turmas do 6º ano/EF. A plataforma, já utilizada no 9º ano/EF e no Ensino Médio, será implantada em um projeto piloto na disciplina de História, sob a orientação do professor Eduardo Soares. A proposta é que, no próximo ano, todas as disciplinas sejam contempladas.

A fim de capacitar os alunos sobre o uso das ferramentas e os benefícios de cada aplicativo, a equipe de Tecnologia da Informação (TI), do Colégio, realizou na segunda, 25/6, a primeira formação com as turmas. Os alunos foram apresentados às ferramentas, receberam o email institucional que os vinculará à sala de aula digital e fizeram os primeiros ensaios através de um questionário.

Desde 2017, os professores do Colégio La Salle São João participam de encontros de formação continuada para utilizar a ferramenta de forma contributiva ao aprendizado dos alunos, aliando conteúdos a práticas inovadoras e incentivando o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento.

Ao adotar o Google for Education, a equipe de TI, junto ao professor da disciplina, Eduardo Soares, compromete-se com o gerenciamento da plataforma e dos conteúdos, que terão fins exclusivamente educacionais.

A plataforma

Classroom (ou Google Sala de aula) promete ser a ferramenta mais utilizada. Trata-se de uma central de acompanhamento das turmas em que o professor cria um ambiente para criar e compartilhar materiais. Além do Classroom, aplicativos como Gmail, Drive, Planilhas, Apresentações e Documentos estarão disponíveis aos alunos através do email institucional.

Segundo o coordenador de TI, Thiago Silva, as principais vantagens em utilizar a plataforma no contexto educacional são: edição de conteúdo em tempo real, disponibilidade de acesso, armazenamento ilimitado, maior interação e feedback e total segurança e privacidade.

Solução colaborativa para alunos e professores, o Google for Education reúne diversas ferramentas educacionais com o objetivo de aperfeiçoar o ensino e tornar o aprendizado mais interessante e interativo.

Utiliza o pacote de aplicativos do Google e propõe o compartilhamento de conhecimento dentro e fora da Escola, a qualquer hora e em qualquer dispositivo móvel conectado à internet.

Clique e veja fotos.