19/04/2018

6º ano: aula interdisciplinar sobre cultura indígena

A narrativa de Daniel Munduruku, escritor, pertencente à etnia indígena mundurucu, que soma em seu currículo graduação em Filosofia, História e Psicologia, doutorado em Educação e pós-doutorado em Literatura, inspirou os professores Vanessa Dutra, Anderson Oliveira e Luana Barth a promover um encontro especial com os alunos do 6º ano/EF.

A partir da obra do escritor, “Memórias de Índio”, os alunos participaram de uma aula interdisciplinar com a contribuição das vivências de cada professor para a contextualização da obra.

A temática indígena foi trabalhada com a professora Luana Barth, que desenvolveu pesquisa de mestrado sobre saberes indígenas. Na sua fala, abordou a formação dos povos do Rio Grande do Sul e os conceitos do que é ser indígena, questão presente no livro.

A formação religiosa do autor e as memorias dos anos em que passou no seminário, apresentadas durante a narrativa a partir de termos e relatos, foram exploradas pelo professor de Ensino Religioso, Anderson Oliveira.

Para compilar as contribuições, a professora de Língua Portuguesa, Vanessa Dutra, trabalhou a leitura de excertos, o resumo e a estrutura da obra. A aula interdisciplinar tornou, dessa forma, a leitura obrigatória do trimestre uma experiência significativa.