18/04/2018

9º ano/EF tem palestra interdisciplinar de robótica

Os alunos do 9º ano/EF participaram nessa terça, 17, de uma palestra interdisciplinar de robótica educacional com o tema “Tipos de rodas, lagartas e a inclinação de ruas, uma análise construída com a plataforma LEGO for Education”. O encontro foi dinamizado pelos professores Gabriel Schneider, de Física e Robótica, e Nabor Nunes, de Matemática.

A temática foi inspirada no artigo “Inclinação das ruas e das estradas”, do professor do Instituto de Física da UFRGS, Fernando Lang da Silveira, e propôs aos alunos uma integração de saberes a partir da análise de situações do cotidiano.

Os professores analisaram diferentes contextos que apresentam inclinações fora dos padrões máximos atingíveis, de acordo com as leis da Física. Também foram tratados conceitos de pressão, força, sistema de transmissão por engrenagens, tipos de terrenos, acessibilidade, entre outros.

Com base na exposição, os alunos foram convidados a construir um veículo rover que, guiado por sensores ultrassônicos, são capazes de desviar de obstáculos e atravessar terrenos adversos. A atividade prática foi desenvolvida no Laboratório de Robótica.