30/12/2017

Google for Education para 9º ano/EF e Ensino Médio

O Colégio La Salle São João, em constante sintonia com as tendências tecnológicas promissoras para o desenvolvimento integral dos alunos, adota a partir de 2018 a plataforma Google for Education nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A plataforma será utilizada para o ensino de todas as disciplinas.

Solução colaborativa para alunos e professores, Google for Education reúne diversas ferramentas educacionais com o objetivo de aperfeiçoar o ensino e tornar o aprendizado mais interessante e interativo. Utiliza o pacote de aplicativos do Google e propõe o compartilhamento de conhecimento dentro e fora da Escola, a qualquer hora e em qualquer dispositivo móvel conectado à internet.

O Classroom, ou Google Sala de aula, promete ser a ferramenta mais utilizada. Foi criada para facilitar a comunicação da turma, acompanhar o progresso dos alunos e permitir que, juntos, professores e alunos atinjam resultados melhores. Trata-se de uma central de acompanhamento das turmas em que o professor cria um ambiente para criar e compartilhar materiais.

Além disso, todo conhecimento produzido no ambiente poderá ser e editado em tempo real e salvo na nuvem. Além do Classroom, aplicativos como Gmail, Drive, Planilhas, Apresentações e Documentos estarão disponíveis aos alunos a partir de uma conta de email, que será criada pela equipe de TI, para cada aluno, conforme o modelo nome.sobrenome@soulasalle.com.br.

Segundo o coordenador de TI, Thiago Silva, as principais vantagens de utilizar a plataforma em sala de aula são disponibilidade de acesso, armazenamento ilimitado, maior interação e feedback e total segurança e privacidade.

Ao adotar o Google for Education, o Colégio La Salle São João confirma seu compromisso com uma educação de excelência aliada às constantes inovações tecnológicas que permeiam a sociedade preparando os alunos para o uso de tecnologias de forma crítica e construtiva.

Capacitação do corpo docente

Para o desenvolvimento de práticas educacionais utilizando a plataforma Google, os professores do Colégio La Salle São João estão participando de momentos formativos desenvolvidos pela equipe de TI da Escola.

A proposta é familiarizar os professores com o uso das ferramentas e os benefícios de cada aplicativo aliando conteúdos e práticas inovadoras e incentivando o protagonismo dos alunos na produção do conhecimento a partir do uso de tecnologias.