11/09/2017

Educação Financeira: conquista do objetivo coletivo

Os alunos do 6º ano/EF estão comemorando a conquista do primeiro objetivo do projeto de Educação Financeira, desenvolvido pelo professor de Matemática, Gabriel Gomes. O objetivo, alcançado coletivamente, integra as ações de organização financeira com propósito social.

Conforme explica o professor, essa foi a primeira etapa do projeto, que busca, entre outros objetivos, habituar os alunos a economizar, entender a situação econômica do país e as consequências no âmbito familiar e trabalhar a matemática financeira com um objetivo fixo.

As turmas foram desafiadas a ter um objetivo coletivo e um pessoal. O coletivo resultou na economia de R$ 1299,07, que será destinado a uma instituição social. O individual será iniciado ainda em setembro e contará com uma planilha de contagem de valor economizado.

O projeto de Educação Financeira é interdisciplinar e, além da Matemática, envolve as disciplinas de Arte, com a professora Rosane Hoffmeister, e Ensino Religioso, com o professor Anderson Pellisoli.

O projeto no 9º ano/EF

O projeto está sendo desenvolvido também nas turmas do 9º ano/EF com o professor de Matemática, Nabor Neto. Nesta série, a proposta é organizar as finanças familiares, simulando diferentes realidades de uma família com seus gastos fixos e esporádicos.

Os conceitos matemáticos desenvolvidos em sala de aula embasam o projeto que, conforme os professores, enriquece a aplicação dos conteúdos proporcionando aos alunos a vivência de conceitos de planejamento, orçamento e consumo consciente.