21/03/2017

“Romeu e Julieta” é tema de aula interdisciplinar

Relacionar os conteúdos para que os alunos possam compreender um tema a partir de diversas abordagens que propõem as diferentes disciplinas é a proposta das aulas interdisciplinares que serão realizadas ao longo do ano letivo no Ensino Fundamental II do Colégio La Salle São João.

Na manhã dessa terça, 21 de março, os alunos do 6º ano participaram da primeira experiência interdisciplinar que reuniu os conhecimentos de História e Língua Portuguesa para apresentar a obra “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare.

Trajados como os personagens do livro, os professores Eduardo Soares e Vanessa Dutra conquistaram a atenção dos alunos em um encontro dinâmico e interativo que contextualizou o romance no âmbito histórico e literário.

Na parte histórica, Eduardo trabalhou a queda do império romano, a formação do estado nacional italiano e curiosidades relativas ao século XVI. No campo literário, Vanessa falou sobre as características do Renascimento e a influência do movimento na literatura, ilustrando a explicação com passagens e personagens do livro – leitura obrigatória da série.

Segundo os professores, “os alunos gostaram bastante e se mostraram bem entusiasmados”. Usando as especificidades das disciplinas, a metodologia propôs a integração dos saberes e o exercício de interligar conhecimentos. E mais: “é um movimento de incentivo para que eles leiam a obra e o seu contexto histórico”, concluem.