08/07/2016

Projeto literário do 1º ano/EF recebe pai africano

Os alunos do 1º ano/EF receberam nessa semana a visita de Abiodun K. Fashola, pai de aluno, nascido na Nigéria, para partilhar a sua história e aspectos da cultura africana.

A visita do pai marcou o fechamento do projeto literário “Lendo o mundo com Ana e Viviana”, desenvolvido desde o 1º trimestre.

Fashola considerou um privilégio estar participando da atividade. Para ele, foi uma oportunidade de partilhar com as crianças elementos culturais, artísticos, religiosos, geográficos e curiosidades da África e, assim, “desmistificar ideias pejorativas que se cria do povo africano”, conforme destacou.

Sociólogo e Chefe de Cozinha, Abiodun está há dez anos no Brasil e sente-se muito feliz aqui. Vestindo roupas típicas de seu país, foi recepcionado com muito carinho na Escola e o encontro, bastante significativo para ambos, se desenrolou movido pela espontaneidade e curiosidade das crianças.

A visita de Abiodun e a relação com o projeto

A fala de Abiodun esteve intimamente ligada com a obra “Ana, o cachorro e a boneca” da autora Léia Cassol, trabalhada no primeiro semestre, oportunizando aos alunos diversas relações entre o livro e a visita.

A história deu início ao projeto literário e propôs reflexões acerca de temas como identidade, história familiar, herança cultural e africanidade. A partir de elementos presentes no livro foram desenvolvidas atividades como relato da história familiar dos alunos, reescrita da história a partir de texto coletivo, leitura e escrita de palavras diversas a partir do texto da obra, partilha de brincadeiras e jogos antigos, entre outras.

O projeto literário “Lendo o mundo com Ana e Viviana” terá continuidade no segundo trimestre com a leitura da obra “Viviana, rainha do pijama”, de Steve Webb.

Veja:

Fotos da visita de Abiodun K. Fashola
Fotos de atividades do projeto