10/06/2016

Eco La Salle: sustentabilidade e consumo consciente

Alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o Colégio La Salle São João lançou nessa segunda, 6 de junho, o projeto Eco La Salle. Considerado um espaço de educação ambiental, o projeto envolverá alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais em ações de sustentabilidade e consumo consciente. O grupo do 8º ano/EF será responsável por mobilizar as turmas do 6º, 7º e 9º ano.

Até sexta, 10, serão realizadas diversas atividades para marcar a semana de lançamento do projeto. Serão palestras, oficinas, produção de vídeos, debates e aulas interdisciplinares que têm como objetivo a reflexão crítica da interação do homem com o meio, a apropriação de conceitos, o diagnóstico de problemas socioambientais e a prática de soluções estudadas e pesquisadas.

“É preciso oportunizar espaços de discussão, ação e interação para que o conhecimento seja efetivo e o protagonismo juvenil gere mobilização”, declararam os professores. Além desses, outro objetivo do Eco La Salle é desenvolver junto aos alunos habilidades e competências em todas as áreas do conhecimento, seguindo a matriz de referência do ENEM.

O projeto Eco La Salle será desenvolvido até novembro e conta com um cronograma de atividades diversificado. Cada turma do 8º ano terá um grupo de professores que irá orientar a execução das etapas e a articulação dos jovens com as turmas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e do Ensino Médio, mobilizando todos os segmentos da Escola.

Segunda, 6 de junho

A Pastoral Escolar abriu a programação propondo uma reflexão sobre a temática da Campanha da Fraternidade “Casa Comum, nossa responsabilidade”. Após, os alunos assistiram à vídeos de sensibilização e participaram de um Aulão Interdisciplinar. Teve também proposta de criação de vídeos para disseminar o Eco La Salle.

Terça, 7 de junho

Cada aluno do 8º ano/EF se inscreveu em uma das três oficinas oferecidas: Horta Suspensa, Arte e Separação de Lixo, que contou com a participação da Cooperativa de Educação Ambiental e Reciclagem Sepé Tiaraju. Veja fotos.

Quinta, 9 de junho

Na primeira parte da manhã a programação contou com Oficina de Culinária Sustentável que ilustrou os conceitos de sustentabilidade e consumo consciente através do reaproveitamento de alimentos ou parte deles. As receitas foram preparadas e degustadas pelos alunos. Clique aqui e confira as receitas preparadas. Veja fotos.

Na segunda parte da manhã, as turmas do 8º ano participaram de uma palestra com o fotógrafo Rodrigo Baleia, que fotografou a Amazônia embarcado em um navio do Greenpeace. Baleia registra em seus cliques sua paixão por pessoas e pelo meio ambiente. Visitou terra indígenas em missão com a Oxfam e The Nature Conservancy. É colaborador da National Geographic Brasil e já publicou fotos nos mais renomados jornais do mundo. Veja fotos.

Sexta, 10 de junho

Os alunos assistiram ao filme “Ilha das Flores” e, após, realizaram um trabalho em grupo para avaliar a semana de lançamento do projeto Eco La Salle e registrar as conclusões das aprendizagens. Veja fotos.